O que é o código de um bilhão de dólares?

código de um bilhão de dólares

É a nova mini série da Netflix que conta a história de como uma pequena empresa alemã enfrentou o Google judicialmente.

Em outubro de 2021 foi lançada na Netflix uma mini série que conta um caso de plagio cometido pelo Google. Trata-se do caso onde a empresa alemã Art+Com uma das primeiras empresas da Alemanha de tecnologia enfrentou a já gigante norte americana.

O programa do Google em questão é o Google Earth lançado em 2005, muito parecido, praticamente idêntico, ao Terra Vision programa lançado em 1994 por uma equipe formada por hackers, programadores, designers e artistas.

O código de um bilhão de dólares é uma tradução livre para o título em inglês "The billion dollar Code". O título em português ficou um pouco diferente: "Batalha Bilionária: O Caso Google Earth". 

Os episódios começam com os protagonistas Juri Muller e Carsten, e outros participantes do projeto contando a história de como tudo começou. Depois de como eles levam a informação de como o algorítimo funciona aos EUA. Assim segue até demonstrar uma prática comum do Google para obter patentes. Por fim o tribunal. Além dos quatro episódios tem um making off disponível na Netflix.

Resumo dos episódios do código de bilhões de dólares (com spoilers).

Até aqui foi mostrado o que fala na série, agora vão alguns dados extras.

A mini série segue a mesma linha do filme "A Rede Social" sobre o Facebook. Mostrando o início, desenvolvimento e motivação do projeto e um tribunal com acusação de plágio ou roubo de ideia. É praticamente a mesma sinopse, mas dessa vez conta a história no ponto de vista da pequena empresa.

De acordo com uma pesquisa na internet essa história não seria totalmente verdadeira. O google teria comprado o projeto “Keyhole Earth-Viewer” da Keyhole e ela teria copiado da Terra Vision. Essa empresa faz parte do Google a mais de 20 anos e já enfrentou a empresa alemã nos tribunais, mas não foi citada no filme.

A mini série foi inspirada na história de Joachim Sauter falecido em julho de 2021. Ele que seria o Carsten na vida real e aparece nos créditos finais do filme.

Veja mais em:

A história do código de bilhões de dólares é verdadeira?

Quais processos o Google já recebeu de plágio?

Qual o tema do código de bilhões de dólares?

Leia mais em: n.wikipedia.org/wiki/Joachim_...

O que é o código de um bilhão de dólares?
Veja também:

Como fazer pesquisa de imagem no google pelo PC?

procurar imagem no google

Como saber o histórico de pesquisa feita no google?

Histórico Pesquisa Google

Como fazer busca no google por um intervalo de tempo?

pesquisa google intervalo de tempo

Dados Online no Google para RPG!

dados RPG Google

Como apagar pesquisa do google chrome?

Apagar histórico Chrome