Concurso TI 2024 para Técnico de Informática e Analista de TI de Nível Superior da Fundatec

Comparação Concurso Técnico de Informática CREMERS

Veja abaixo a comparação entre o concurso para Técnico de Informática e Programador de Nível Superior da Fundatec para o CREMERS.

Em 2024, o Conselho Regional de Medicina do RS - Cremers, em parceria com a Fundatec, realizará concursos simultâneos para duas posições altamente demandadas no campo da tecnologia: Técnico de Informática e Programador de Nível Superior. Este artigo visa comparar detalhadamente os programas de ambos os concursos, destacando suas semelhanças e diferenças, bem como os conhecimentos e habilidades requeridas para cada cargo. Ao analisar os conteúdos programáticos, candidatos poderão identificar qual posição está mais alinhada com suas competências e interesses profissionais, além de se prepararem de maneira mais eficaz para os desafios específicos de cada prova.

No final veja o resultado após a realização do concurso.

Programa 1 (Técnico de Informática) 

Algoritmos e Estruturas de Dados: Conhecer, elaborar, interpretar e testar algoritmos utilizando o software VisuAlg 2.0 ou superior e em pseudocódigo (Portugol), Fluxograma e diagrama de Chapin, empregando as estruturas de controle básicas (sequência, seleção e repetição), procedimentos e funções. Estruturas de dados: tipos de dados, vetores, matrizes, registros, listas, pilhas, filas e árvores. 2. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) e Banco de Dados: Bancos de dados: fundamentos, características componentes e funcionalidades. Modelos de Bancos de Dados. Projeto de Banco de Dados: modelos conceitual, lógico e físico. Modelo relacional e Diagrama Entidade-Relacionamento (DER). Linguagem de Consulta Estruturada (SQL): comandos das Linguagens de Manipulação de Dados (DML), Definição de Dados (DDL), Controle de Dados (DCL), Transação de Dados (DTL) e Consulta de Dados (DQL). Transformação entre modelos: derivação do DER para esquema relacional e engenharia reversa de modelos relacionais. Engenharia reversa de arquivos e normalização de dados. Gerenciamento de transações: fundamentos e aspectos de recuperação e integridade, controle de concorrência e indexação. 3. Rede de computadores: Conceitos básicos de rede de computadores, tipos de redes, topologias lógica e física, ativos de rede e demais componentes, transmissão de dados e arquiteturas. Instalação, configuração, administração, identificação de problemas, arquiteturas, solução de problemas e manutenção de redes de computadores. Protocolos: TCP/IP (camadas, fundamentos, arquitetura, classes de endereçamento IP, máscara de rede e segmentação de rede). Conhecer, saber utilizar, reconhecer o uso, vantagens, desvantagens e restrições dos protocolos TCP/IP (HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SNMP, POP3, IMAP, DNS, Ping, DHCP, TCP, UDP, IP (IPv4 e IPv6), ARP, RARP, ICMP, Ethernet, 802.11 WiFi, IEEE 802.1Q, 802.11g, 802.11n e Frame relay). Cabeamento: fundamentos, tipos de cabos de rede (par trançado e fibra ótica), características, emprego, instalação, construção de cabos de rede; topologias lógica e física de redes e cabeamento estruturado. Redes LAN, MAN, WAN, redes sem fio, domésticas e inter redes: definições, características, equipamentos, componentes, padrões Ethernet, Fast Ethernet e Gigabit Ethernet; rede Ethernet (IEEE 802.3 a IEEE 802.3ae) e LAN sem fio (IEEE 802.11a a 802.11n). Equipamento de comunicação de dados e redes (fundamentos, características, emprego, configuração, instalação e protocolos): modem, repetidor, hub, ponte, switch e roteadores. Saber usar e reconhecer o uso do software Cisco Packet Tracer 5.3 e versões superiores. 4. Sistemas operacionais e Segurança da Informação: Conceitos de segurança da informação: disponibilidade, integridade, confidencialidade, autenticidade, responsabilidade, não repúdio, confiabilidade, incidente de segurança, sistema de gestão de segurança da informação, plano de contingência. Tecnologia da Informação: técnicas de segurança - código de práticas para a gestão da segurança da informação. Gestão de riscos: risco, análise de riscos, avaliação de riscos, tratamento de risco, risco residual, aceitação do risco. Segurança de Computadores: Senhas, Cookies, Engenharia Social, Vulnerabilidade. Códigos Maliciosos (Malwares) e Ataques: Vírus, Cavalos de Tróia, Adware e Spyware, Backdoors, Keyloggers, Worms, Bots, Botnets, Rootkits, Spam, Scam, Phishing scam, Boatos (Hoax), Pharming scam e Negação de Serviço (Denial of Service). Autenticação, Criptografia, Certificado Digital e Assinatura Digital. Comandos e ferramentas de administração dos sistemas operacionais Windows e Linux. Firewall: conceitos e implementação (Windows e Linux). PKI. Normas de segurança NBR-ISO/IEC 27001, 27002 e 27005. 

Programa 2 (Programador Nível Superior)

Fundamentos de computação: Organização e arquitetura de computadores. Representação de dados. Conversão de base e aritmética computacional. Componentes de um computador (hardware e software). Sistemas de entrada, saída e armazenamento. Princípios de sistemas operacionais. Características dos principais processadores do mercado. Processadores de múltiplos núcleos. Tecnologias de virtualização de plataformas: emuladores, máquinas virtuais, paravirtualização. RAID (tipos, características e aplicações). Sistemas de arquivos NTFS, FAT12, FAT16, FAT32, EXT2, EXT3, EXT4: características, metadados e organização física. Sistemas Operacionais: Gerência de processos. Gerência de memória. Gerência de entrada e saída. Características dos sistemas operacionais Windows (10, Server 2012, Server 2016). Log de eventos do Windows. Registro do Windows. Sistema operacional GNU Linux. Características do sistema operacional GNU Linux. Configurações, controles de acesso, comandos e gerenciamento de usuários nos ambientes Windows e Linux. Linguagens de programação: Noções de linguagens procedurais, tipos de dados elementares e estruturados, funções e procedimentos. Noções de linguagens de programação orientadas a objetos: objetos, classes, herança, polimorfismo, sobrecarga de métodos. Estruturas de controle de fluxo de execução. Português estruturado com o software VisuAlg. Programação em PHP e Java. Desenvolvimento de sistemas Web: HTML, AJAX, XML, Web Services, CSS, JavaScript, DHTML. Estruturas de dados e algoritmos: Listas, filas, pilhas e árvores. Métodos de acesso, busca, inserção e ordenação em estruturas de dados. Arquitetura de software: arquitetura 3 camadas, modelo MVC. Soluções de Integração: Service-Oriented Architecture (SOA) e Web services. Modelagem de Processos de Negócio: Conceitos básicos. Identificação e delimitação de processos de negócio. Gerenciamento de processos de negócio (BPM). Técnicas de mapeamento de processos (modelos AS IS). Recomendações de acessibilidade para a construção e adaptação de conteúdos do governo brasileiro na Internet, conforme Decreto nº 5.296, de 02/12/2004. Modelo de acessibilidade proposto pelo Governo Eletrônico Brasileiro (e-MAG). Cartilha técnica proposta pelo Governo Eletrônico Brasileiro. Recursos técnicos para implementação da acessibilidade em HTML (W3C/WAI e Governo Eletrônico). Bancos de dados: Arquitetura, modelos lógicos e representação física. Implementação de SGBDs relacionais. Linguagem de consulta estruturada (SQL). Transações: características e análise de logs. SGBDs Oracle, MySQL, PostgreSQL e SQL Server. Governança de tecnologia da informação: Conceitos. Planejamento estratégico de TI. Gerência de portfólio de TI. COBIT 4.1: Conceitos, estrutura e objetivos, domínios, processos e objetivos de controle. ITIL v.3: Conceitos, estrutura e objetivos, funções, processos dos estágios Estratégia de Serviços, Desenho de Serviços, Transição de Serviços e Operação de Serviços. PMBOK 5ª edição: Conceitos, estrutura e objetivos. Escritório de projetos: implantação, estrutura e funcionamento. Ciclo de vida de projeto e de produto. Processos, grupos de processo e áreas de conhecimento. Contratação de bens e serviços de TIC: Noções da contratação de bens e serviços de TIC. Instrução Normativa SLTI/MP nº 4/2014. Redes de computadores: Técnicas básicas de comunicação. Técnicas de comutação de circuitos e pacotes. Topologias de redes de computadores. Elementos de interconexão de redes de computadores. Arquitetura e protocolos de redes de comunicação: camada de aplicação (HTTP, SMTP, SNMP, POP3, FTP, DNS), camada de transporte (TCP, UDP), camada de rede (IPv4, IPv6, ICMP, ICMPv6), camada de enlace (Ethernet, padrões 802.11). Computação em nuvem. Segurança da informação: Normas NBR ISO/IEC nº 27001:2013 e nº 27002:2013. Propriedades da segurança da informação. Noções de criptografia, sistemas criptográficos simétricos e de chave pública. Certificação digital. Modos de operação de cifras. Hashes criptográficos. Algoritmos RSA, DES, AES e RC4, RC5, RC6, MD5, SHA-1, SHA-256, SHA-512. Noções de perícia digital. Segurança de redes de computadores: Firewall, sistemas de detecção/prevenção de intrusão (IDS/IPS), antivírus, NAT, VPN. Monitoramento e análise de tráfego, utilizando o Wireshark. Segurança de redes sem fio: EAP, WEP, WPA, WPA2. Ataques a redes de computadores. Metodologias ágeis: SCRUM, XP, FDD, MDA – Model Driven Architecture e MDD – Model Driven Development. Qualidade de software: modelos ISO/IEEE, CMM – Capacity Maturity Model – e CMMI.

Tópicos Diferentes para os Dois Concursos

  • Elaboração e interpretação de algoritmos com VisuAlg 2.0 ou superior.
  • Pseudocódigo (Portugol), Fluxograma e diagrama de Chapin.
  • Estruturas de controle básicas (sequência, seleção e repetição).
  • Procedimentos e funções.
  • Tipos de dados, vetores, matrizes, registros.
  • Projeto de Banco de Dados: modelos conceitual, lógico e físico.
  • Transformação entre modelos: derivação do DER para esquema relacional e engenharia reversa de modelos relacionais.
  • Engenharia reversa de arquivos e normalização de dados.
  • Gerenciamento de transações: fundamentos e aspectos de recuperação e integridade, controle de concorrência e indexação.
  • Conceitos básicos de rede de computadores, tipos de redes, topologias lógica e física.
  • Ativos de rede e demais componentes, transmissão de dados e arquiteturas.
  • Instalação, configuração, administração, identificação de problemas, arquiteturas, solução de problemas e manutenção de redes de computadores.
  • Vantagens, desvantagens e restrições dos protocolos TCP/IP.
  • Cabeamento: fundamentos, tipos de cabos de rede (par trançado e fibra ótica), características, emprego, instalação, construção de cabos de rede.
  • Topologias lógica e física de redes e cabeamento estruturado.
  • Redes LAN, MAN, WAN, redes sem fio, domésticas e inter redes.
  • Definições, características, equipamentos, componentes, padrões Ethernet, Fast Ethernet e Gigabit Ethernet.
  • Rede Ethernet (IEEE 802.3 a IEEE 802.3ae) e LAN sem fio (IEEE 802.11a a 802.11n).
  • Equipamento de comunicação de dados e redes (fundamentos, características, emprego, configuração, instalação e protocolos).
  • Cisco Packet Tracer 5.3 e versões superiores.
  • Conceitos de segurança da informação: disponibilidade, integridade, confidencialidade, autenticidade, responsabilidade, não repúdio, confiabilidade, incidente de segurança, sistema de gestão de segurança da informação, plano de contingência.
  • Técnicas de segurança - código de práticas para a gestão da segurança da informação.
  • Gestão de riscos: risco, análise de riscos, avaliação de riscos, tratamento de risco, risco residual, aceitação do risco.
  • Segurança de Computadores: Senhas, Cookies, Engenharia Social, Vulnerabilidade.
  • Códigos Maliciosos (Malwares) e Ataques: Vírus, Cavalos de Tróia, Adware e Spyware, Backdoors, Keyloggers, Worms, Bots, Botnets, Rootkits, Spam, Scam, Phishing scam, Boatos (Hoax), Pharming scam e Negação de Serviço (Denial of Service).
  • Autenticação, Criptografia, Certificado Digital e Assinatura Digital.
  • PKI.
  • Normas de segurança NBR-ISO/IEC 27001, 27002 e 27005.
  • Firewall: conceitos e implementação (Windows e Linux).
  • Tópicos em Comum nos Dois Concursos

  • Estruturas de dados: listas, pilhas, filas e árvores.
  • Bancos de dados: fundamentos, características, componentes e funcionalidades.
  • Modelo relacional e Diagrama Entidade-Relacionamento (DER).
  • Linguagem de Consulta Estruturada (SQL).
  • Comandos das Linguagens de Manipulação de Dados (DML), Definição de Dados (DDL), Controle de Dados (DCL).
  • Conceitos básicos de rede de computadores.
  • Protocolos de rede: TCP/IP (camadas, fundamentos, arquitetura), HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SNMP, POP3, IMAP, DNS, Ping, DHCP, TCP, UDP, IP (IPv4 e IPv6), ICMP, Ethernet, IEEE 802.1Q, 802.11g, 802.11n.
  • Sistemas operacionais: características e administração de sistemas operacionais Windows e Linux.
  • Segurança da informação: conceitos de segurança da informação, normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002.
  • Criptografia e Certificação Digital.
  • Firewall: conceitos e implementação.
  • Relação do Programa com as Atribuições do Cargo Técnico de Informática

    Para cada atribuição, vamos relacionar o conteúdo relevante do Programa 1 e explicar a conexão entre as atribuições e o programa:

    Infraestrutura

    1. Fazer testagem para verificar funcionamento e instalações dos pontos de rede e do hub

      • Conteúdo relevante: Conceitos básicos de rede de computadores, tipos de redes, topologias lógica e física, cabeamento de rede (fundamentos, tipos de cabos de rede, características, emprego, instalação, construção de cabos de rede).
      • Relação com o Programa 1: O conteúdo do programa aborda os conceitos básicos de redes de computadores, essenciais para testar e verificar o funcionamento e a instalação dos pontos de rede e do hub.
    2. Apoiar e acompanhar os serviços de manutenção da rede

      • Conteúdo relevante: Instalação, configuração, administração, identificação de problemas, arquiteturas, solução de problemas e manutenção de redes de computadores.
      • Relação com o Programa 1: A compreensão dos fundamentos e práticas de manutenção de redes é crucial para apoiar e acompanhar os serviços de manutenção.
    3. Avaliar as causas de interrupção no sistema, informando os problemas detectados e sugerindo reparo

      • Conteúdo relevante: Gerenciamento de transações: fundamentos e aspectos de recuperação e integridade, controle de concorrência e indexação.
      • Relação com o Programa 1: Conhecimento em gerenciamento de transações e recuperação é necessário para avaliar causas de interrupção e sugerir reparos.
    4. Verificar a rotina de backup

      • Conteúdo relevante: Sistemas operacionais e segurança da informação, conceitos de segurança da informação (disponibilidade, integridade).
      • Relação com o Programa 1: Entendimento de segurança da informação e gerenciamento de sistemas operacionais é importante para assegurar a rotina de backup.
    5. Acompanhar o desempenho do sistema de rede de computadores, identificando e sinalizando distorções

      • Conteúdo relevante: Protocolos de rede, gerenciamento de transações, controle de concorrência e indexação, redes LAN, MAN, WAN.
      • Relação com o Programa 1: Monitorar e avaliar o desempenho da rede requer conhecimento sobre protocolos de rede e gerenciamento de transações.
    6. Executar a instalação e a manutenção de programas nas estações de trabalho

      • Conteúdo relevante: Comandos e ferramentas de administração dos sistemas operacionais Windows e Linux, instalação de aplicativos e software.
      • Relação com o Programa 1: A instalação e manutenção de programas exigem habilidades em administração de sistemas operacionais e instalação de software.
    7. Executar a instalação de aplicativos específicos do Cremers

      • Conteúdo relevante: Instalação e manutenção de programas, ferramentas de administração de sistemas operacionais.
      • Relação com o Programa 1: Instalar aplicativos específicos requer habilidades técnicas para gerenciar e instalar software específico em sistemas operacionais.

    Suporte

    1. Realizar manutenção e troca de componentes nos equipamentos como HD, placas, entre outros

      • Conteúdo relevante: Conceitos básicos de hardware e software, manutenção de sistemas operacionais (Windows, Linux).
      • Relação com o Programa 1: A manutenção de componentes de hardware está diretamente ligada ao conhecimento básico de hardware e software e suas práticas de manutenção.
    2. Realizar suporte ao usuário quanto a dúvidas de uso de micros e impressoras, por telefone, pessoalmente ou remoto

      • Conteúdo relevante: Comandos e ferramentas de administração dos sistemas operacionais, suporte a redes e sistemas de TI.
      • Relação com o Programa 1: Suporte ao usuário exige habilidades em administração de sistemas operacionais e suporte técnico.
    3. Realizar suporte ao usuário na manutenção e reparos de equipamentos

      • Conteúdo relevante: Conceitos básicos de hardware e software, manutenção de sistemas operacionais.
      • Relação com o Programa 1: O suporte técnico para manutenção e reparos de equipamentos requer conhecimento em hardware, software e manutenção de sistemas.
    4. Prestar informação ao usuário quanto a formas adequadas e corretas de uso dos equipamentos

      • Conteúdo relevante: Conceitos de segurança da informação, práticas de uso de sistemas operacionais e hardware.
      • Relação com o Programa 1: Orientar usuários sobre o uso adequado de equipamentos está relacionado ao conhecimento de segurança da informação e práticas operacionais.
    5. Realizar manutenção e configuração de VPN/serviço de acesso remoto a rede interna, em ambiente já existentes

      • Conteúdo relevante: Protocolos de rede (TCP/IP, SSH, Telnet), segurança de redes de computadores (VPN, Firewall).
      • Relação com o Programa 1: Configuração e manutenção de VPNs requer conhecimento sobre protocolos de rede e segurança.
    6. Realizar testes na impressora, executar rotinas de limpeza e auto-teste e quando o problema é de maior complexidade, encaminhar para conserto por empresa terceirizada

      • Conteúdo relevante: Manutenção de sistemas operacionais, suporte técnico a hardware.
      • Relação com o Programa 1: A manutenção de impressoras exige habilidades práticas de suporte e manutenção de hardware.
    7. Instalar micro nos setores e configurar programas necessários para rodar aplicativos específicos do Cremers

      • Conteúdo relevante: Instalação e manutenção de programas, administração de sistemas operacionais.
      • Relação com o Programa 1: Configurar e instalar programas específicos está ligado ao conhecimento de administração de sistemas e software.
    8. Preparar as estações de trabalho, configurar teclados, mouse, monitor e demais medidas necessárias

      • Conteúdo relevante: Conceitos básicos de hardware, administração de sistemas operacionais.
      • Relação com o Programa 1: Preparar estações de trabalho envolve conhecimento básico de hardware e configuração de sistemas operacionais.
    9. Executar projetos de alteração nos recursos disponibilizados como a migração dos servidores em Linux, Windows, ou sistemas operacionais virtualizados com acompanhamento da coordenação

      • Conteúdo relevante: Instalação e configuração de sistemas operacionais, virtualização de sistemas.
      • Relação com o Programa 1: Migração de servidores e virtualização de sistemas requerem conhecimentos em administração de sistemas e virtualização.
    10. Prestar suporte direto em relação a recursos de TI e demandas relacionadas, ao usuário na sede, nas delegacias ou externos, desde que diretamente relacionado aos serviços e sistemas do Cremers

      • Conteúdo relevante: Administração de sistemas operacionais, suporte técnico a hardware e software.
      • Relação com o Programa 1: Suporte técnico direto envolve habilidades em administração de sistemas e suporte a hardware e software.
    11. Atuar na instalação, configuração, teste e operação de equipamentos e periféricos de TI utilizados durante eventos realizados no ou pelo Cremers

      • Conteúdo relevante: Instalação e manutenção de hardware, administração de sistemas operacionais.
      • Relação com o Programa 1: Configuração e operação de equipamentos de TI para eventos requerem conhecimentos práticos em hardware e software.

    Desenvolvimento

    1. Realizar manutenção e atualização de softwares utilizados no Cremers

      • Conteúdo relevante: Noções de linguagens de programação, desenvolvimento de sistemas, engenharia de software.
      • Relação com o Programa 1: Manutenção e atualização de software estão relacionadas ao desenvolvimento e engenharia de software.
    2. Elaborar relatórios para consultas

      • Conteúdo relevante: Linguagem de Consulta Estruturada (SQL), modelos conceitual, lógico e físico de banco de dados.
      • Relação com o Programa 1: Elaborar relatórios requer habilidades em SQL e modelagem de banco de dados.
    3. Aplicar o antivírus para verificar a presença de vírus em algum equipamento da rede, CD ou disquete externo

      • Conteúdo relevante: Segurança da informação, tipos de malwares (vírus, worms, etc.), ferramentas de segurança (antivírus, firewalls).
      • Relação com o Programa 1: Aplicação de antivírus está diretamente relacionada à segurança da informação e conhecimento de ferramentas de segurança.
    4. Executar apresentações em PPT para diretoria, montar e operar equipamentos durante apresentações no Cremers e fora

      • Conteúdo relevante: Ferramentas de administração de sistemas operacionais, suporte técnico a hardware.
      • Relação com o Programa 1: Operar equipamentos e preparar apresentações envolve habilidades práticas em sistemas operacionais e hardware.
    5. Desenvolver relatórios para fins estatísticos com as informações do sistema

      • Conteúdo relevante: Linguagem de Consulta Estruturada (SQL), modelagem de banco de dados.
      • Relação com o Programa 1: Desenvolvimento de relatórios estatísticos requer conhecimento em SQL e modelagem de banco de dados.
    6. Desenvolver mala direta para envio de correspondências

      • Conteúdo relevante: Ferramentas de software e administração de sistemas operacionais.
      • Relação com o Programa 1: Desenvolvimento de mala direta envolve habilidades em software e administração de sistemas.
    7. Realizar atividades de atualização, apoio e suporte com supervisão direta, conforme novos projetos desenvolvidos pela Instituição

      • Conteúdo relevante: Administração de sistemas operacionais, suporte técnico a hardware e software.
      • Relação com o Programa 1: Atividades de atualização e suporte requerem habilidades práticas em sistemas operacionais e hardware.
    8. Realizar demais atividades correlatas, a critério de seu superior imediato ou da Diretoria

      • Conteúdo relevante: Conceitos gerais de TI, administração de sistemas operacionais, suporte técnico.
      • Relação com o Programa 1: Habilidades gerais em TI, administração e suporte são essenciais para realizar atividades correlatas.

    As atribuições do cargo de Técnico de Informática (Programa 1) têm uma forte correlação com os conteúdos do programa. O conhecimento em redes de computadores, administração de sistemas operacionais, segurança da informação, manutenção de hardware e software, e suporte técnico são fundamentais para o desempenho das funções descritas. Estudar esses tópicos de maneira aprofundada proporcionará uma base sólida para enfrentar os desafios do cargo e garantir um desempenho eficiente nas atividades diárias.

    Elementos Comuns nos dois Concursos e nas Atribuições ao Cargo

    Intersecções Comuns entre Nível Superior e Nível Técnico

    1. Fundamentos de Computação e Organização/Arquitetura de Computadores

      • Conceitos básicos de hardware e software.
      • Manutenção de sistemas operacionais (Windows, Linux).
    2. Sistemas Operacionais (Windows e Linux)

      • Instalação, configuração e manutenção de programas.
      • Administração de sistemas operacionais.
    3. Linguagens de Programação

      • Desenvolvimento, manutenção e atualização de software.
    4. Bancos de Dados Relacionais e SQL

      • Administração de bancos de dados.
      • Desenvolvimento de relatórios em SQL.
    5. Redes de Computadores

      • Conceitos básicos de redes de computadores.
      • Instalação, manutenção e suporte técnico a redes.
      • Configuração e manutenção de VPNs.
    6. Segurança da Informação

      • Aplicação de antivírus.
      • Segurança de redes e sistemas.
      • Configuração de VPNs.

      Essa lista resume os pontos em comum entre os tópicos de nível superior e técnico, destacando as áreas onde há uma interseção clara e prática.

    A comparação entre os concursos para Técnico de Informática e Programador de Nível Superior do CREMERS revela um panorama abrangente das competências tecnológicas exigidas em cada cargo. Enquanto o programa de Técnico de Informática foca mais em aspectos práticos de redes, segurança da informação e administração de sistemas, o de Programador de Nível Superior abrange uma gama mais ampla de conhecimentos, incluindo linguagens de programação avançadas, metodologias ágeis e governança de TI. Entender essas diferenças é crucial para que os candidatos possam direcionar seus estudos de forma eficiente e aumentar suas chances de sucesso. Independentemente da escolha, ambos os cargos oferecem oportunidades significativas de crescimento profissional no dinâmico setor da tecnologia da informação.


    APÓS A REALIZAÇÃO DO CONCURSO

    Assuntos das questões que caíram no conhecimento específico

    Aqui estão os assuntos das questões:

    QUESTÃO 36 – Privacidade e segurança na internet relacionadas ao uso de cookies.

    Não foi identificado como importante.

    QUESTÃO 37 – Tipos de malware, especificamente worms.

    Identificado como importante na intersecção do programa com as atribuições e na comparação com o curso de nível superior.

    QUESTÃO 38 – Comando ipconfig no Windows 10 e sua saída.

    Identificado como importante na intersecção do programa com as atribuições e na comparação com o curso de nível superior.

    QUESTÃO 39 – Agendamento de tarefas recorrentes no Linux com o serviço cron.

    Identificado como importante na intersecção do programa com as atribuições e na comparação com o curso de nível superior.

    QUESTÃO 40 – Funções do Windows Defender Firewall no Windows 10.

    Identificado como importante na intersecção do programa com as atribuições e na comparação com o curso de nível superior.

    QUESTÃO 41 – Significado da sigla LAN (Local Area Network).

    Identificado como importante na intersecção do programa com as atribuições e na comparação com o curso de nível superior.

    QUESTÃO 42 – Protocolos de redes no modelo TCP/IP: SNMP, ARP, ICMP e POP3.

    Identificado como importante na intersecção do programa com as atribuições e na comparação com o curso de nível superior.

    QUESTÃO 43 – Endereços IPv4 válidos.

    Identificado como importante na intersecção do programa com as atribuições e na comparação com o curso de nível superior.

    QUESTÃO 44 – Conceito de socket como endereço composto.

    Não foi identificado como importante, não com essas palavras.

    QUESTÃO 45 – Função recursiva em programação de algoritmos.

    Identificado como importante na intersecção do programa com as atribuições e na comparação com o curso de nível superior, com outros termos.

    QUESTÃO 46 – Estruturas condicionais compostas em pseudocódigo.

    Identificado como importante na intersecção do programa com as atribuições e na comparação com o curso de nível superior, com outros termos.

    QUESTÃO 47 – Execução de algoritmo no VisuAlg e saída esperada.

    Identificado como importante na intersecção do programa com as atribuições e na comparação com o curso de nível superior, com outros termos.

    QUESTÃO 48 – Conceito de chave primária em banco de dados relacional.

    Identificado como importante na intersecção do programa com as atribuições e na comparação com o curso de nível superior, com outros termos.

    QUESTÃO 49 – Diagrama de Entidade-Relacionamento (DER): entidades, relacionamentos e autorrelacionamento.

    Identificado como importante na intersecção do programa com as atribuições e na comparação com o curso de nível superior, com outros termos.

    QUESTÃO 50 – Uso de SQL para contar registros específicos em uma tabela.

    Identificado como importante na intersecção do programa com as atribuições e na comparação com o curso de nível superior, com outros termos.


    Como visto identificar os assuntos em comum nos dois editais ligados a TI é importante primeiramente olhando para a prova do curso técnico. Agora vamos olhar para a prova de nível superior.

    Assuntos das Questões Da Prova de Analista de TI

    QUESTÃO 21 – Processo do estágio de Desenho de Serviço da ITIL v.3.

    QUESTÃO 22 – Domínios interrelacionados do COBIT 4.1, segundo o IT Governance Institute (ITGI).

    QUESTÃO 23 – Padrão BPMN (Business Process Model and Notation) para modelagem de processos de negócio.

    QUESTÃO 24 – Modelo AS-IS na disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM).

    QUESTÃO 25 – Metodologia de desenvolvimento ágil com programação em pares.

    QUESTÃO 26 – Grupo de processos de planejamento no Guia PMBOK 5ª edição.

    QUESTÃO 27 – Metodologia ágil Scrum de acordo com o Guia do Scrum, versão 2020.

    QUESTÃO 28 – Fatores de qualidade de software segundo o padrão NBR ISO/IEC 9126.

    QUESTÃO 29 – Componente responsável pela comunicação de serviços em arquitetura orientada a serviços (SOA).

    QUESTÃO 30 – Linguagem utilizada para descrever Web Services baseada em XML.

    QUESTÃO 31 – Palavra-chave usada ao chamar um procedimento armazenado em SQL Server.

    QUESTÃO 32 – Comando SQL adequado para inserir um novo registro em uma tabela no MySQL.

    QUESTÃO 33 – Chaves predefinidas do Registro do Windows em sua versão para Microsoft Windows 10.

    QUESTÃO 34 – Valor da variável “final” após a execução de um algoritmo no VisuAlg 3.0.

    QUESTÃO 35 – Característica da programação orientada a objetos onde uma nova classe adquire atributos e métodos de uma classe existente.

    QUESTÃO 36 – Resultado do comando rm arq1.txt executado em um prompt de comandos do Linux.

    QUESTÃO 37 – Técnicas para lidar com a sobrecarga de memória RAM em sistemas operacionais.

    QUESTÃO 38 – Camada de software conhecida como monitor de máquina virtual para criar e executar VMs.

    QUESTÃO 39 – Protocolo de rede que NÃO pertence à camada de aplicação do modelo TCP/IP.

    QUESTÃO 40 – Tipos de certificados digitais e suas utilizações.

    Assuntos que Batem entre as Provas de Nível Superior o programa e atribuições do curso técnico

    • QUESTÃO 28 – Fatores de qualidade de software segundo o padrão NBR ISO/IEC 9126.
    • QUESTÃO 30 – Linguagem utilizada para descrever Web Services baseada em XML.
    • QUESTÃO 31 – Palavra-chave usada ao chamar um procedimento armazenado em SQL Server.
    • QUESTÃO 32 – Comando SQL adequado para inserir um novo registro em uma tabela no MySQL.
    • QUESTÃO 33 – Chaves predefinidas do Registro do Windows em sua versão para Microsoft Windows 10.
    • QUESTÃO 34 – Valor da variável “final” após a execução de um algoritmo no VisuAlg 3.0.
    • QUESTÃO 35 – Característica da programação orientada a objetos onde uma nova classe adquire atributos e métodos de uma classe existente.
    • QUESTÃO 36 – Resultado do comando rm arq1.txt executado em um prompt de comandos do Linux.
    • QUESTÃO 37 – Técnicas para lidar com a sobrecarga de memória RAM em sistemas operacionais.
    • QUESTÃO 38 – Camada de software conhecida como monitor de máquina virtual para criar e executar VMs.
    • QUESTÃO 39 – Protocolo de rede que NÃO pertence à camada de aplicação do modelo TCP/IP.
    • QUESTÃO 40 – Tipos de certificados digitais e suas utilizações.

    Comparação entre os assuntos das questões das duas provas aplicadas

    Em comum entre as duas provas aplicadas temos as questões de SQL, sistemas operacionais, protocolos de redes e programação.

    QUESTÃO 48 (nível técnico) – Conceito de chave primária em banco de dados relacional.
    QUESTÃO 50 (nível técnico) – Uso de SQL para contar registros específicos em uma tabela.
    QUESTÃO 31 (nível superior) – Palavra-chave usada ao chamar um procedimento armazenado em SQL Server.
    QUESTÃO 32 (nível superior) – Comando SQL adequado para inserir um novo registro em uma tabela no MySQL.

    Assunto em comum: Bancos de dados relacionais e SQL.

    QUESTÃO 38 (nível técnico) – Comando ipconfig no Windows 10 e sua saída.
    QUESTÃO 39 (nível técnico) – Agendamento de tarefas recorrentes no Linux com o serviço cron.
    QUESTÃO 40 (nível técnico) – Funções do Windows Defender Firewall no Windows 10.
    QUESTÃO 33 (nível superior) – Chaves predefinidas do Registro do Windows em sua versão para Microsoft Windows 10.
    QUESTÃO 36 (nível superior) – Resultado do comando rm arq1.txt executado em um prompt de comandos do Linux.
    QUESTÃO 37 (nível superior) – Técnicas para lidar com a sobrecarga de memória RAM em sistemas operacionais.

    Assunto em comum: Sistema operacional e comandos Windows e Linux.

    QUESTÃO 41 (nível técnico) – Significado da sigla LAN (Local Area Network).
    QUESTÃO 42 (nível técnico) – Protocolos de redes no modelo TCP/IP: SNMP, ARP, ICMP e POP3.
    QUESTÃO 43 (nível técnico) – Endereços IPv4 válidos.
    QUESTÃO 44 (nível técnico) – Conceito de socket como endereço composto.
    QUESTÃO 39 (nível superior) – Protocolo de rede que NÃO pertence à camada de aplicação do modelo TCP/IP.
    QUESTÃO 40 (nível superior) – Tipos de certificados digitais e suas utilizações.

    Assunto em comum: Protocolos de rede;

    QUESTÃO 45 (nível técnico) – Função recursiva em programação de algoritmos.
    QUESTÃO 46 (nível técnico) – Estruturas condicionais compostas em pseudocódigo.
    QUESTÃO 47 (nível técnico) – Execução de algoritmo no VisuAlg e saída esperada.
    QUESTÃO 30 (nível superior) – Linguagem utilizada para descrever Web Services baseada em XML.
    QUESTÃO 34 (nível superior) – Valor da variável “final” após a execução de um algoritmo no VisuAlg 3.0.
    QUESTÃO 35 (nível superior) – Característica da programação orientada a objetos onde uma nova classe adquire atributos e métodos de uma classe existente.

    Assunto em comum: Algoritmo e programação.

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