COMO ENTENDER MATRIX

Por que neo é o escolhido em matrix?

Por que neo é o escolhido em matrix?

Desdo primeiro filme ele demonstra um nível de habilidades que nenhum humano consegue.

O apelido de Thomas Anderson já indica que ele é o escolhido. Neo é um anagrama para one, um, o primeiro, também significa em latim novo.

Neo é um típico herói de cinema, protetor dos humanos, bom moço, bonito, apaixonado, tem um cabelo padrão, sem barba. Luta para salvar o amor da sua vida, mas não quer sacrificar ninguém para isso.

Para entender por que Neo é o escolhido primeiro tem que saber o que é o escolhido. Clique no link para entender melhor. 

Morpheus sabia da lenda do escolhido, mas ninguém em Zion sabia a verdadeira origem dela, por isso procuravam um salvador para libertar a mente humana. Algumas pessoas na comunidade acreditavam cegamente na lenda e que Neo era o salvador, outras achavam que ele ainda iria vir e ainda tinham os mais descrentes que achavam que a humanidade não teria chance.

Tudo isso é muito parecido com um best seller chamado o novo testamento, a segunda parte de um livro a bíblia, você já deve ter escutado falar, onde narra a história de Jesus Cristo. A história de Neo foi fortemente inspirada nele que era Judeu, mas seu povo (os judeus) até hoje não acreditam que ele era o filho de Deus e ainda aguardam o Messias. Já outras pessoas o seguiram e após ele cumprir sua missão criaram uma religião que deu origem a várias vertentes o cristianismo.

Qual a relação de matrix com a religião?

Algumas pessoas na matrix eram hackers e encontraram falhas na rede de computadores e foram investigar a origem, umas delas que fizeram isso foi Morpheus e depois Trinity. Neo também era um hacker e já sábia da existência deles pois eram os apelidos famosos no meio, que protagonizaram grandes invasões de sistemas.

Observado por Morpheus, Neo também estava procurando entender o que era matrix até que eles se encontraram. Morpheus e Trinity achavam que Neo era o escolhido por causa de previsões da Oráculo que indicava que ele poderia ser o escolhido. Mas ela não dava certeza apenas indicava algumas pistas para eles decifrarem. Ela confundiu até mesmo Neo e todos os espectadores com suas previsões.

Entenda melhor quem é a Oráculo.

Por que as profecias da Oráculo estavam erradas ou não?

Logo que Neo começou seus treinamentos na nave Nabucodonosor ele já se destacava, aprendendo coisas e absorvendo informações muito mais rápidos que os outros humanos, mas para deixar uma dúvida ele não era perfeito. Ele cai na primeira tentativa de salto entre prédios na simulação de matrix. Os tripulantes que estavam esperançosos e confiantes na volta do salvador começam a acreditar.

No primeiro encontro com a Oráculo Neo fica confuso e para de acreditar ser o escolhido. Achando até que seria o responsável pela morte de Morpheus que foi pego em uma emboscada pelos agentes. Só que essa previsão era diferente para Trinity e Morpheus que acreditavam que o Neo era o salvador.

No primeiro filme ainda Neo já atinge um nível de interação com a matrix nunca visto antes, chegando até derrotar os agentes. O que causa boa parte dos problemas dos outros filmes. Primeiro ele consegue desviar de balas, coisa que só os agentes conseguiam. Isso foi só o começo pois a verdade habilidade do salvador seria poder burlar os padrões da matrix, algo como reescrever os códigos. O que lê dá vários poderes como telecinesia podendo parar balas ou desviar misseis com a mente, voar em super velocidade, ter superforça... 

Quem e o que são os agentes em matrix?

No segundo filme já demonstra ter habilidades em Zion podendo parar sentinelas com a mente, ver passagens para outros locais parecidos com matrix e enchergar a codificação do sistema. O que leva a pergunta abaixo.

Zion é real ou parte da matrix?

Em Matrix 4 Resurrection Neo volta junto com Trinity, mas ela havia morrido em Matrix Revolutions e ele acabou o filme sendo levado desacordado pelas máquinas. Ao que tudo indica pelo trailer a matrix foi reiniciada, como foi contato pelo arquiteto no segundo filme Matrix Reload. Não se sabe ainda se ele voltará como o escolhido para encerrar a matrix novamente ou assumirá outro papel.

Quando a matrix é reiniciada?

Qual o papel de Keanu Reeves no Matrix 4 Resurrections?

Existem teorias que outros personagens seriam o escolhido e não Neo. 

Após o trailer de Matrix Resurrection surgiu a teoria de que Trinity seria a escolhida, por parecer impulsionar voo entre ela e Neo, mas acredito que isso não se justifique pois na conversa com o Arquito em Matrix Reload ele diz que o escolhido é quem encerra e inicia novamente a matrix, então não teria a alternância de personagem.

Tem também a teoria que o Agente Smith seria o escolhido. Alguns fãs acham que ele se enquadraria melhor nas descrições. Até por que ele que iniciou o final de Matrix, Neo não conseguiria um acordo com as máquinas caso o Agente não fosse uma ameaça.

Existem também teorias de quem teria sido os outros escolhidos. Algumas pessoas acham que o Arquiteto já foi um escolhido. Não vejo muito sentido pois esse programa que criou matrix. Outras pessoas acham o Merinovíngio foi o último escolhido. Também não vejo muito sentido pois ele seria um programa anterior ao Oráculo.

Quem e o que são os programas em matrix?

O que Matrix tem a ver com Alice no Pais das Maravilhas?

O que Matrix tem a ver com Alice no Pais das Maravilhas?

Veja abaixo como o livro influênciou nessa produção cinematográfica, quais as semelhanças, as referências e a filosofia por traz.

Com a estréia do trailer de matrix 4 Resurrections, ficou mais uma vez evidente a influência de Alice no Pais das Maravilhas no filme. Com reproduções de cenas semelhante ao primeiro filme da franquia, o mesmo que faz mais referência ao livro do Lewis Carroll.

Referência

Semelhanças

Filosofia

Influência

Referências nos primeiro filme, Animatrix e Matrix Resurrections

No primeiro filme de Matrix Thomas (o personagem de Keanu Reeves quanto está dentro da matrix) é persuadido por uma frase no computador a “seguir o coelho branco” para se abrir a um mundo diferente daquele que ele conhecia e ele segue uma pessoa com uma tatuagem assim. No livro de Lewis Carroll o coelho branco representa a curiosidade, o que faz a Alice sair do seu conforto e cair no pais das maravilhas. Igual a curisiodade que Thomas  sente em conhecer a matrix, representado no filme pela pilula vermelha.

Mais tarde no filme, Morpheus (personagem de Laurence Fishburne) ensina Neo (personagem de Keanu Reeves sabendo da matrix) que ele deve despertar não só acima de todas as realidades falsas, mas também confrontá-las.

No filme Morpheus fala para Neo:

"Imagino que agora você está se sentindo um pouco como a Alice. Hein!? Caindo no buraco do coelho!?

“Esta é a sua última chance. Depois disso, não há como voltar atrás. Você toma a pílula azul - A história acaba, e você acorda em seu quarto e acreditar no que quiser acreditar. Se tomar a pílula vermelha vai permanecer no País das Maravilhas e eu te mostrarei o quão profundo é buraco do coelho"

No trailer de matrix 4 Resurrections pode ser observada várias referências a obra de Lewis Carroll, começando pela música 'White Rabbit'. Depois Thomas chega em um café e encontra uma mulher que fecha o livro na hora, eles apenas trocam olhares. Também retorna a presença de uma pessoa com a tatuagem de um coelho.

No episódio Uma História de Detetive onde mostra um detetive procurando a Trinity ela se apresenta para ele digitalmente como Rainha vermelha. Também faz analogia com olhar entre o espelho, como forma de enxergar a realidade, a mesma metáfora usada na história da Alice.

Pontos em comum

Veja abaixo um lista com a semelhança entre as obras.

Os protagonistas:

São levados a uma nova realidade;

São guiados por um coelho branco;

Tem problemas em enfrentar essa nova realidade;

A história:

Faz referência a Alegoria da Caverna;

Ancestral em comum na filosofia

Como já falado anteriormente o filme e o livro são baseado na obra de Platão, presente no livro a República, Alegoria da Caverna. A história do filme se baseia em conceitos e no diálogo em que o filósofo grego explica que os humanos podem se libertar da escuridão por meio da verdade.

Qual a relação de matrix com a Alegoria da Caverna?

Confira o vídeo de Sergio Cortella explicando essa relação

 

Influência das autoras

Esse e outros livros influenciaram muito as autoras. Para compartilhar essa influência elas passaram uma lista de leitura obrigatória para o elenco. Entre os livros está "Simulacros e Simulação" de Jean Baudrillard (1929–2007) e "Alice no País das Maravilhas".

Qual a lista de leitura obrigatória do elenco de matrix?

Quais as influências de Matrix? 

Veja mais em:


Por que Matrix 4 saiu 18 anos depois do último filme?
 

O que pode ser visto no trailer de Matrix 4?

Tudo o que já sabemos sobre Matrix 4:
Título, data de estreia, trailers lançado, elenco e muito mais.

O que é falha na matrix?

O que é falha na matrix?

É um déjà vu, quando se tem a impressão de ter visto uma imagem duas vezes.

No primeiro filme de matrix o Neo vê um gato passar duas vezes e diz ter tido um déjà vu. Isso chama a atenção de Trinity que explica o que é um déjà vu na matrix. Se trata de uma falha, quando uma codificação do sistema é alterada fora do padrão. Nesse caso aconteceu porque os agentes estavam invadindo o prédio.

Se você não sabe o que é déjà vu aconselho ver clicando aqui.

Popularmente "falha na matrix" se tornou uma expressão comum que serve para citar quando tem duas pessoas muito parecidas, ou vestidas iguais, além do déjà vu. Isso gera vários memes na internet, basta digitar falha na matrix no google imagens que aparecem vários exemplos. 

Clique no link abaixo e confira:


 

O que se sabe sobre o Matrix 4?

O que se sabe sobre o Matrix 4?

Veja abaixo título, data de estreia, trailers lançado, elenco e muito mais.

Título

Matrix Resurrections - Ressurreição em português

Elenco Principal

Keanu Reeves como Thomas ou Neo;

Carrie-Anne Moss como Trinity;

Jada Pinkett Smith como Niobe; 

Brian J. Smith;

Christina Ricci; 

Daniel Bernhardt como Agente Johnson

Eréndira Ibarra

Jessica Henwick;

Jonathan Groff;

Lambert Wilson como o Merovíngio

Max Riemelt;

Neil Patrick Harris;

Priyanka Chopra;

Telma Hopkins

Toby Onwumere

Yahya Abdul-Mateen II;

Direção

Lana Wachowski, uma das diretoras da trilogia original. 

Roteiro

Lana Wachowski, David Mitchell e Aleksandar Hemon.

Produção

Village Roadshow Pictures e Venus Castina Productions.

Distribuição

Warner Bros

Data de Estreia

22/12/2021

Tempo Depois do Último Filme

18 anos

Tempo Depois do Primeiro Filme

22 anos

Primeiras Transmissões

A data de estreia é referente aos cinemas e também ficara liberado na HBO Max por um mês.

Temas do filme

Segue na ficção cientifica e ação.

Conhecimentos Gerais

O filme deve ser uma continuação do que aconteceu depois do Matrix Revolution e também de outros materiais canônicos como jogos e não um reinicio ou uma história que aconteceu antes.

Trailer Oficial


Mostra que Thomas ou Neo não é mais a mesma pessoa ele está mais velho, além do envelhecimento e da aparência com o outro personagem John Wick, o reflexo dele no espelho parece de alguém bem mais velho.

O trailer começa com Thomas(O nome do personagem de Keanu Reeves quando não sabia da matrix), se consultando com o psiquiatra contando de sonhos que estava tendo. Esses sonhos são sobre o que ele viveu nos primeiros filmes, mas ele não sabe que viveu aquilo realmente. Isso indica que a matrix foi reiniciada, como o arquiteto disse que acontecia de tempos em tempos em matrix 3.

Nele também mostra Neo ingerindo várias pilulas azuis que são as mesmas oferecidas para ele caso não quisesse conhecer a verdade e continuar na Matrix. Isso indica que ele deve estar lutando para permanecer na Matrix como Thomas e apagar a sua memória como Neo.

Neo encontra com Trinity dentro da Matrix, mas parecem não se lembrar um outro. Ele cumprimenta ela com um aperto de mão e ela questiona "nos conhecemos?".

Referências a Alice no Pais das Maravilhas são recorrentes no filme. Como também acontece no primeiro filme. Entenda melhor essa ligação clicando aqui: Matrix e Alice no Pais das Maravilhas.

A pedido do personagem de Abdul-Mateen II que parece com o Morpheus jovem Neo toma a pilula vermelha e aparentemente se encontra com ele naquela sala de treinamento que é uma simulação de matrix no primeiro filme. Lá eles se enfrentam e Neo acaba destruindo o dojo com um golpe de energia estilo raduken ou kamehameha.

Veja aqui o que acontece com Laurence no filme.

As cenas de ação na matrix presentes nos 3 primeiros filmes com saltos entre prédios e grandes explosões continuam no filme. No trailer mostrar Neo desviando um missil com a mente e jogando em um helicóptero, depois ele e Trinity pulam de um prédio.

No trailer não mostra vários personagens marcantes que não tiveram finais nos outros filmes como o Oráculo e Morpheus. Também não retorna o agente Smith, mas mostra o agente Johnson possuindo policiais.

Em uma cena onde Neo está no elevador e todos estão olhando para o celular sugere que o filme vai fazer novas criticas a sociedade e tecnologia atual, que já é bem diferente da época que o primeiro filme foi lançado. 

No mais o trailer faz várias referências a triologia inicial do filme, com várias cenas muito parecida com o primeiro filme.

Declarações de Atores

O ator Hugo Weaving que interpretou o agente Smith disse que foi convidado para participar do filme, mas a sua agenda não bateu com a das filmagens.

O ator Daniel Bernhardt disse que retornará com Merovíngio.

O ator Neil Patrick Harris (conhecido por How I Met Your Mother), disse que seu papel terá mais destaque no filme. Como aparece ele falando com Thomas no filme e receitando as pilulas azuis, isso indica que ele deve ser o novo vilão do filme, ou quem quer manter o Neo dormindo na Matrix.

Matrix é bom?

Matrix é bom?

Sim, veja abaixo porque matrix é um ótimo filme.

O primeiro filme de matrix foi lançado em 1999 e revolucionou a história do cinema com coreografias incríveis de artes marciais, muita filosofia oriental e efeitos especiais revolucionários para a época. A franquia abriu olhos da indústria para um novo tipo de filme de ação, um que equilibrava questões espirituais com perseguições insanas e muita bancadaria.

História

O filme conta uma jornada de um herói para salvar a espécie humana da extinção ou total escravidão pelas máquinas. A esperança da humanidade é depositada nele nesse salvador. Essa esperança de salvar a humanidade é mantida em todos os filmes, mas sempre deixando a duvida se isso seria possível.

Avaliação

Dificilmente esse filme aparece em alguma classificação com menos de 4,6 estrelas de 5. Isso já é um sinal de que a maioria das pessoas que assistem o filme gostam.

Distribuição

O filme teve grande notoriedade por ser produzido por um grande estúdio o Warner Bros.

Temática

Além da temática sobre tecnologia e ficção cientifica o filme levou muitos temas complexos ao grande publico, como: filosofia, religião e mitologia, de uma maneira muito interessante.

Veja mais em Quais os temas de matrix?

Ação e Efeitos Especiais

Claro que boa parte da grande aceitação do publico deve ser por causa dos efeitos especiais que revolucionaram os cinemas, as cenas de ação e artes márcias bem coreografadas. Isso sem contar o seu visual "tecnogótico" tão marcante e que combinava muito bem com a virada do milênio.

O filme revolucionou o cinema de ação com técnicas que eram pouco usadas no cinema ocidental com apresentações de artes márcias combinadas com os lutadores presos em cabos que dá a sensação de anular a gravidade pela técnica. Outra contribuição muito explorada depois foi o efeito das balas em câmera lenta, umas das grandes marcas da franquia.

Outro efeito especial muito marcante na franquia foi congelar o salto. Logo no começo do filme a Trinity salta para dar um chute voador. Nesse momento a imagem é congelada e a câmera dá uma volta de 360 graus nela e ainda mostra do angulo de cima e de baixo. Ou seja, mostra todas as perspectivas do salto. Sei que hoje em 2021 existem câmeras acessíveis ao publico que faz esse tipo de filmagem, mas em 1999 era algo muito inovador.

Comportamento

No momento que a internet o computador começam a se popularizar matrix confronta as pessoas com umas simulação de realidade. A temática do filme por mais irreal que seja é presente no nosso cotiano. Como essa fuga da realidade que as pessoas vivem, que poderia ser referente as últimas décadas viverem entre telas, de computadores, TVs ou celulares. Além desse sistemas que vivemos sempre ligados a grande corporação que controlam e mantém o status co. Essas organizações que no filme são as máquinas que os homens criaram poderiam ser interpretadas como religião ou empresas que tem o mesmo ciclo de vida digamos assim.

Universo Estendido


Além dos filmes existe um universo expandido em jogos e animações. Sendo a história dessa animação chama de Animatrix ainda melhor que o contéudo do filme. Na época foi um dos poucos filmes que fez isso, de explicar seu universo em diversas mídias, acho que apenas o star wars tinha feito isso antes, mas hoje é mais comum com o HQs cada vez mais fortes no cinema.

Veja mais em Onde mais é contada a história de matrix?

Primeiro Filme


Dos filmes até agora o primeiro é mais elogiado, premiado e revolucionário. Ele faz a introdução da história abrindo um leque de conteúdo com várias influências e temas. Esse filme agradou muito a crítica e misturou os públicos tanto quem gosta de tecnologia quanto filosofia se interessa pelo filme.

Veja mais em Quais as influências de matrix?

Reload e Revolutions

Os filmes seguintes são ainda mais complexos, pois tem mais coisas para ser explicada, mas parece que isso confundiu mais o publico. É bem difícil entender o filme sem procurar um material de apoio, tem diálogos muito complexos, mas tudo é valido para explicar esse universo. Esses filmes são bem mais criticados.

Veja mais em  Por que as pessoas não gostam de matrix reload e revolutions?

Atualidade

Mesmo após mais de 20 anos o filme continua muito atual, tanto que até será lançado uma nova trilogia continuação da primeiro no começo dos anos 2000. Provavelmente o filme irá ser atualizado para a tecnologia atual que mudou muito nesse tempo.

Veja mais em O que sabemos sobre matrix 4?


Pontos Fortes

Cenas de lutas;
Efeitos especiais;
Ação;
Temática;
Conceitos.
Filosofia;
Complexidade;
História.

O que é matrix?

O que é matrix?

Matrix é uma sistema que simula a realidade, presente em uma franquia de filmes com o mesmo nome.

Em um futuro distópico houve uma guerra entre humanos e máquinas e ela acabou com um dos dois lados tapando o sol, pois ele servia de fonte de energia.

Quem tapou o sol em matrix?

Então as máquinas descobriram uma nova fonte de energia, os próprios seres humanos. Todos os humanos foram privados das suas vidas e apenas são cultivados pelas máquinas. Para gerar energia precisam deixar os seus cérebros ativos.

Para deixar as mentes humanas em atividade foi desenvolvido um sistema para simular a realidade, onde todos os humanos interagem entre si como se estivessem vivos, mas na verdade seus corpos estão isolados em capsulas e apenas suas consciências interagem por essa plataforma.

Todas as emoções e sentidos nessa plataforma não são reais, mas estão ligadas ao cérebro então se uma pessoa morre na matrix ela é desligada na sua incubadora.

Por isso os programas que são consciências simuladas pelas máquinas tentaram mais de uma versão até chegar em um nível onde pudessem manter os humanos vivos ou ligados nesse sistema.

Como foram as primeiras versões de matrix, o que deu errado?

Algumas poucas pessoas conseguem se libertar da matrix e quando acontece vivem em condições mínimas de sobrevivência em Zion. O que mantém elas vivas é a esperança de um salvador que irá os libertar do domínio das máquinas. Para continuar lutando elas buscam novas pessoas que queiram se libertar. Isso é o que elas acreditam.

Zion é real ou é tudo parte da Matrix?

O conteúdo deste artigo está presente principalmente no primeiro filme da franquia. Também tem conteúdo citado no Matrix reload e Matrix Revolutions nos últimos parágrafos.

Veja mais em:

Quem criou a matrix?

Quem são os programas da matrix?

Como os humanos são alimentados na matrix?

Por que Laurence Fishburne não está em Matrix 4?

Por que Laurence Fishburne não está em Matrix 4?

Veja abaixo os motivos conhecido do ator não interpretar o Morpheus nesse filme.

Já era falado que Laurence Fishburne não estaria no filme 4 de matrix e isso ficou mais evidente com o lançamento do trailer oficial do filme. Nele mostra outro ator o Yahya Abdul-Mateen II em um papel que parece muito com Morpheus, mas não se sabe é o mesmo personagem.

Pista em jogo

Existiu um MMORPG do Matrix que era canônico com o filme. Nesse game é mostrado que após os eventos de Matrix Revolutions, Morpheus morre. Isso acontece porque ele queria o corpo de Neo, mas as máquinas se recusaram a devolver e ele monta um ataque contra matrix, mas elas revidam com um programa chamado Assassin que mata ele baleado.

Esse jogo ficou disponível entre 2005 e 2009 e a Lana Wachowski umas das autoras do filme disse que era oficialmente uma continuação.

Entrevista com o ator

Em entrevista ao site Collider, ele foi questionado se era cansativo ter as pessoas sempre perguntando se ele estaria no próximo filme da franquia. O ator respondeu que entende perguntarem sobre isso, mas que ele mesmo não sabe o motivo, teria que perguntar o motivo para a autora.

Teorias paralelas

Para muitos fãs ele poderia estar mentindo e também ter forjado a morte no jogo.

Após analisar o trailer também ficou uma dúvida que poderia até justificar a participação surpresa dele no filme. Em uma cena mostra Keanu Reeves se olhando no espelho bem mais velho e se assustando. Depois acontece algo parecido com o Yahya Abdul-Mateen II, mas não mostra o que ele viu pois tinham ondas no espelho como se fosse liquido. Aí eu acredito que possa entrar o Laurence Fishburne.

Veja mais em:

Qual a história de Morpheus em Matrix? 

Matrix 4 é um reboot?

O que se sabe de Matrix 4?

Além dos filmes onde mais é contada a história de Matrix?

Qual a ordem dos filmes de matrix?

Qual a ordem dos filmes de matrix?

Veja abaixo a ordem dos acontecimentos do universo matrix, muito além dos filmes.

cronologia matrix
Veja abaixo a ordem dos acontecimentos do universo matrix, muito além dos filmes.

A ordem dos filmes segue a ordem de lançamento, isso você deve saber, mas existe um universo canonico de matrix presente em outras mídias como: jogos, animações e quadrinhos. O intuito dessa lista é registrar a ordem dos acontecimentos da franquia matrix, de acordo com as datas deles ou suposições de período. Também será feito um breve resumo dos acontecimentos.

Para evitar spoiler a ordem será citada abaixo se quiser mais informaçãoes sobre o epsódio clique no link.

O segundo renascer - Parte I

No episódio é mostrado o início das máquinas na sociedade humana.
O episódio começa com a narração de uma consciência artificial recuperando os arquivos. Nela é mostrada o início das máquinas androids que os homens criaram, até as máquinas começarem a adquirir habitos humanos e culminar no primeiro assassinato de um humano por uma máquina. Que desencadeou uma perseguição contra as máquinas e excluíram elas do convívio humano em um país lixo.
No entanto as máquinas que não precisavam descansar nunca rapidamente levantaram uma industria no pais que se chamava 01 e virou uma potência. Se transformando no maior fornecedor das necessidades humanas da época.

O segundo renascer - Parte II

No episódio mostra a guerra dos humanos contra as máquinas.
Nele as máquinas pedem paz para os humanos nas nações unidas e não são atendidas. Começa a guerra e os humanos estão perdendo mesmo lançando várias bombas nucleares. A estratégia dos humanos foi lançar bombas na superfície da terra para tapar o sul que era a fonte de energia das máquinas.
As máquinas continuam ganhando a guerra e como os humanos já eram fonte de estudos delas, logo são identificados como a fonte de energia que elas precisam. Agora começa uma perseguição das máquinas contra os humanos para os aprisionarem e usarem como fontes de energia. É criado a "câmara de sonhos", a matrix, utilizada pelos robôs para manter pessoas em estado onírico, enquanto seus corpos são convertidos em fontes de energia.

O Robô Sensível

Este episódio inteiro não faz muito sentido então achar ele na linha do tempo é complicado, mas deve ser antes dos filmes.
Um grupo de humanos está em um projeto para mudar a programação das máquinas e fazer elas trabalharem para os humanos de Zion. Para isso elas capturam máquinas e por meio dos programas de simulação tentam convencer elas a se aliarem. Para isso são usadas várias camadas de realidades virtuais para criar um vinculo com a máquina.
Claro que isso não dá certo e uma das máquinas capturadas chamam reforços.
Confesso que para chegar nessas conclusões foi buscado mais informação na internet, pois apenas assistindo uma vez o episódio não rolou.

Além da Realidade

No episódio mostra uma falha na matrix, no ambiente da realidade simulada.
Nesse caso não tem como saber onde ele se enquadra na linha do tempo, mas como no episódio tem uma falha no ambiente da matrix que foi consertado acho que é anterior aos eventos do filme.
Uma menina perde o gato que vai parar em uma casa em que as crianças acreditam ser mal assombrada pois acontecem coisas estranhas lá, como uma anulação da gravidade e mudança no tempo. As crianças usam o lugar para brincar até que os agentes chegam com a desculpa de desinsetizar o local e consertam a falha.

O Record Mundial

Outro episódio que não tem como identificar a posição na linha do tempo, mas deve ser antes dos eventos do filme.
Um velocista está extremamente determinado a quebrar seu recorde e ultrapassar seus limites. Essa força de vontade da mente faz ele quebrar as regras da matrix, pois consegue feitos sobre humanos. Isso chama a atenção dos agentes que perseguem ele e tentam impedir de ele se superar.

Uma História de Detetive

No episódio mostra a Trinity antes dos eventos do primeiro filme.
Aqui mostra um detetive sendo contratado para encontrar uma hacker por uma voz misteriosa. Essa hacker é Trinity que já é uma lenda nesse meio. O detetive começa a investigação e descobre que vários colegas de profissão já tentaram sem sucesso.
No fim Trinity que ajuda o detetive a se libertar da visão dos agentes. Depois acaba matando ele, mas acha que se ele quisesse poderia ter sido libertado.

Matrix

Esse foi o primeiro, o que revolucionou o cinema de ação. Nele é contata a história de um hacker que sente que algo está errado no mundo e vai em busca de resposta. Com isso chega até Morpheus que lê oferece a opção de escolha entre saber a verdade ou continuar no mundo de sonhos. Esse hacker é Neo o escolhido que inicia sua jornada para libertar os humanos do controle das máquinas

Path of Neo

Esse é um jogo single player onde o personagem principal e único jogável é o Neo. Nele está introduzido toda a história da primeira triologia.

Um Coração de Soldado

Esse episódio mostra um treinamento nas simulações de matrix, com um casal.
Esse capítulo é outro que não tem como identificar onde ele se encaixa na linha do tempo, mas como ele trata de um teste de traição acredito que seja motivado pelos eventos do primeiro filme.
Um casal está treinando em uma realidade da época dos samurais a idade média oriental. A principio é um antigo tripulante e uma novata. O homem faz uma proposta para a mulher que se arrependeu de ter tomado a pilula vermelha e que já fez uma negociação para voltar a matrix. A mulher não aceite e nem cede as chantagens de amor e acaba matando seu namorado, por ter considerado isso uma traição a humanidade. No entandto é revelado que isso era apenas um teste.

Era Uma vez um Garoto

Nesse episódio é mostrado a história de um garoto que quer se libertar da matrix.
Mostra um garoto que após ter sonhos com Neo começa a receber ligações e mensagens dele. O garoto cai em uma emboscada pelos agentes, mas ao se ver sem saída ele se joga de um prédio. Depois ele é resgatado, ou acordado por Neo.
Esse mesmo menino aparece no filme Matrix Reloaded onde Neo repete a frase que ele se salvou.

O voo final de Osíris

Esse episódio conta uma breve história dos humanos entre os eventos do primeiro filme e reloaded.
O episódio começa com uma bela luta de treinamento vendados. Ao voltar aos eventos na nave a tripulação se depara com um ataque de um exercito de sentinelas e vão para a superfície. Elas veem que as máquinas estão com uma perfuratriz gigante penetrando o solo em direção de Zion.
A tripulação não tem nenhuma chance de enfrentar as máquinas então tentam um sacrifício indo para matrix para conseguir avisar a comunidade do ataque.

Matrix Reloaded

Esse é o segundo filme, lançado logo após as animações, então dois episódios de animatrix tem ligação direta com o enredo desse filme, no começo do filme já faz referência as episódios "era uma garoto" e "o último voo de Osíris".

Nesse filme Neo continua a sua busca em conhecer a matrix. Aqui tem diálogos mais complexos que ajudam a entender o universo da franquia. Neo descobre que a lenda sobre ele não era o que os humanos libertos de Zion pensavam, também são apresentados personagens importantes como Merovingian, o chaveiro, Saphir entre outros e uma nova versão do agente Smith que adquiriu, após sua batalha com Neo no primeiro filme, uma característica de vírus e pode se multiplicar em outros seres de matrix.

Enter the Matrix

Esse é um jogo o primeiro canônico da franquia.
O jogo se passa simultaneamente aos eventos do filme Matrix Reload, mas sobre outras perceptivas. Nesse jogo Neo não é um personagem jogável. O game é protagonizado por Niob.

Matrix Revolutions

Esse é o terceiro filme da triologia e o mais fraco. Aqui o foco foi a ação muita explosão, pancadaria e luta entre máquinas, mas a filosofia e os diálogos presentes nos outros filmes quase não tem.

O final do filme deixou muitas perguntas em abertos, várias hipóteses não puderam ser confirmadas.

Matrix Online

Esse jogo foi um MMORPG que é um jogo online interativo. Nele existem vários acontecimentos após o Matrix Revolutions, inclusive a morte de Morpheus e o fim da trégua da guerra contra as máquinas.

Matrix Resurrection

Esse é o quarto filme da franquia que será lançado (após vários adiamentos) em dezembro de 2021.

Veja mais em:

O que sabemos sobre Matrix 4

Quais os personagens de Matrix

 

 Falta mais informações sobre os jogos.

Quais os significados do termo Matrix?

Quais os significados do termo Matrix?

Mãe, útero, molde para fundição de peça entre outros.

Seguindo a origem latina da palavra mater matrix significa mãe ou útero. É o órgão das fêmeas dos mamíferos onde o embrião e o feto se desenvolvem, o útero.

A palavra também tem alguns significados técnicos como:

Molde para fundição de peça;

Circuito de codificadores e decodificadores das cores primárias (imagens de TV) e dos sons (CDs, filmes);

Rede de guias de entradas e saídas de elementos lógicos que permitem o funcionamento dos equipamentos de informática (placa-mãe).

De acordo com Marilena Chauí “a Matrix tem todos esses sentidos: ela é, ao mesmo tempo, um útero universal onde estão todos os seres humanos cuja vida real é "uterina" e cuja vida imaginária é forjada pelos circuitos de codificadores e decodificadores de cores e sons e pelas redes de guias de entrada e saída de sinais lógicos.” (CHAUÍ, Marilena. Matrix e a Filosofia, p. 2-3).

No filme matrix está em toda parte. É o mundo que se acredita ser real para que não se perceba a verdade. É a prisão e o controle da mente.

botão de compartilhamento whatsapp botão de compartilhamento no twiter botão de compartilhamento do site botão de compartilhamento no linkedin botão de compartilhamento whatsapp