A) V – V – V.
B) V – F – V.
C) F – V – F.
D) V – V – F.
E) F – F – V.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.
A) Estou – estou – estou.
B) Delegarei – tornarei – emburrecerei e perderei.
C) Estive – estive – estive.
D) Delego – torno – emburreço e perco.
E) Estarei – estarei – estarei.
A) Nós temos um conhecimento embarcado.
B) Os dispositivos digitais afetam seriamente o desenvolvimento neural de crianças e jovens.
C) O Waze nos mostra o caminho.
D) A calculadora faz cálculos.
E) Este é o cenário atual.
A) Conjunção integrante.
B) Pronome relativo.
C) Conjunção coordenativa.
D) Pronome interrogativo.
E) Partícula de realce.
A) A palavra nós é acentuada por ser monossílabo átono.
B) A palavra memória recebe acento gráfico por ter três sílabas e terminar em ditongo decrescente.
C) A palavra inferências é acentuada por estar flexionada no plural.
D) A palavra cálculos é acentuada por ser preparoxítona.
E) A palavra ideias deveria ser acentuada em virtude do último acordo ortográfico vigente.
A) Uso de aplicativos.
B) Inteligência Artificial.
C) Dispositivos Digitais.
D) Conhecimentos mediúnicos.
E) Tomada de decisões.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
A) Ministério Público.
B) Senado Federal.
C) Congresso Nacional.
D) Conselho Nacional de Justiça.
E) Advocacia-Geral da União.
A) Seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário.
B) Décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.
C) Gozo de férias anuais remuneradas com dois terços a mais do que o salário normal.
D) Licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias.
E) Participação nos lucros ou resultados desvinculada da remuneração e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei.
A) Apenas III.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
A) Dado pessoal sensível.
B) Dado anonimizado.
C) Banco de dados.
D) Dado.
E) Dado pessoal.
A) Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, de lenocínio, de narcotráfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilícita, ou aceitar promessa de tal vantagem.
B) Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo, desde que disponha das condições para isso, com vistas a ocultar irregularidades.
C) Incorporar, por qualquer forma, ao seu patrimônio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no Art. 1º da referida lei.
D) Aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade.
E) Utilizar, em obra ou serviço particular, qualquer bem móvel, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades referidas no Art. 1º da referida lei, bem como o trabalho de servidores, de empregados ou de terceiros contratados por essas entidades.
A) I – C – I.
B) I – I – C.
C) C – C – I.
D) C – I – C.
E) C – C – C.
A) R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais)
B) R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais)
C) R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais)
D) R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais)
E) R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais)
A) Apenas II.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
A) 63 (sessenta e três)
B) 65 (sessenta e cinco)
C) 70 (setenta)
D) 75 (setenta e cinco)
E) 80 (oitenta)
A) Apenas II.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
A) A camada Model é responsável por apresentar os dados para a camada Controller, que os manipula antes de enviá-los para a View.
B) A camada Model é responsável pela lógica de negócios da aplicação e interage com o banco de dados, enviando e recebendo dados. Ela se comunica com as camadas View e Controller por meio de interfaces.
C) A camada Model é responsável por gerenciar a interface com o usuário, apresentando os dados em telas e capturando entradas. Ela se comunica com as camadas Controller e Model por meio de eventos.
D) A camada Model é responsável por transformar os dados em formato JSON para que sejam consumidos pela camada View. Ela se comunica com as camadas Controller e View por meio de APIs.
E) A camada Model é responsável pela segurança da aplicação, gerenciando as permissões de acesso aos dados. Ela se comunica com as camadas View e Controller por meio de criptografia.
A) O princípio de separação de responsabilidades defendido pelo padrão MVC diz que cada camada do modelo deve ser independente e não deve depender de outras camadas, o que facilita a identificação e correção de bugs no software.
B) O princípio de separação de responsabilidades defendido pelo padrão MVC diz que cada camada deve ser responsável por uma única tarefa, o que reduz a complexidade do software e aumenta a facilidade de manutenção.
C) O princípio de separação de responsabilidades defendido pelo padrão MVC diz que a camada Model deve ser responsável por toda a lógica de negócios, a camada View deve ser responsável pela apresentação dos dados e a camada Controller deve ser responsável pela interação do usuário com o sistema, o que simplifica a arquitetura do software e facilita a manutenção.
D) O princípio de separação de responsabilidades defendido pelo padrão MVC diz que cada camada deve ser responsável pela segurança do software em sua respectiva área, o que aumenta a proteção do sistema contra ameaças externas e internas.
E) O princípio de separação de responsabilidades defendido pelo padrão MVC diz que a camada View deve ser responsável pela apresentação dos dados, a camada Model deve ser responsável por interagir com o banco de dados e a camada Controller deve ser responsável por transformar os dados para serem apresentados na View, o que aumenta a flexibilidade do software para mudanças na interface e nos dados.
A) É a capacidade de ocultar os detalhes de implementação de uma classe e permitir apenas o acesso controlado a seus métodos e atributos. Isso aumenta a segurança e a integridade do software.
B) É a técnica de agrupar dados e métodos relacionados em uma mesma classe. Isso aumenta a coesão do software e simplifica a implementação de novas funcionalidades.
C) É a capacidade de uma classe herdar métodos e atributos de outra classe. Isso aumenta a flexibilidade do software e reduz a duplicação de código.
D) É a técnica de separar o código em módulos independentes. Isso aumenta o acoplamento do software e simplifica a manutenção.
E) É a técnica de fornecer interfaces padronizadas para acesso a objetos. Isso aumenta a interoperabilidade do software e permite sua integração com outras aplicações.
A) É a capacidade de uma classe herdar métodos e atributos de outra classe. Ele é implementado de forma diferente em cada linguagem de programação, dependendo de sua sintaxe e semântica.
B) É a técnica de agrupar dados e métodos relacionados em uma mesma classe. Ele é implementado de forma diferente em cada linguagem de programação, dependendo de sua sintaxe e semântica.
C) É a capacidade de uma classe se comunicar com outras classes por meio de associações e ligações. Ele é implementado de forma diferente em cada linguagem de programação, dependendo de sua sintaxe e semântica.
D) É a capacidade de uma classe apresentar diferentes comportamentos ou formas em diferentes situações. Ele é implementado de forma diferente em cada linguagem de programação, dependendo de sua sintaxe e semântica.
E) É a técnica de fornecer interfaces padronizadas para acesso a objetos. Ele é implementado de forma diferente em cada linguagem de programação, dependendo de sua sintaxe e semântica.
A) As técnicas utilizadas em ciclos de vida tradicionais são mais detalhadas e documentadas, enquanto as técnicas utilizadas em ciclos de vida ágeis são mais flexíveis e adaptáveis.
B) As técnicas utilizadas em ciclos de vida tradicionais são baseadas em modelos matemáticos e estatísticos, enquanto as técnicas utilizadas em ciclos de vida ágeis são baseadas em experiência prática e conhecimento dos usuários.
C) As técnicas utilizadas em ciclos de vida tradicionais são orientadas para processos, enquanto as técnicas utilizadas em ciclos de vida ágeis são orientadas para pessoas e colaboração.
D) As técnicas utilizadas em ciclos de vida tradicionais são mais focadas em documentação e análise de requisitos detalhados, enquanto as técnicas utilizadas em ciclos de vida ágeis são mais focadas em conversas com os usuários e prototipagem rápida.
E) As técnicas utilizadas em ciclos de vida tradicionais são mais lentas e demoradas, enquanto as técnicas utilizadas em ciclos de vida ágeis são mais rápidas e eficientes.
A) É responsável por fornecer energia elétrica a todos os componentes internos do computador.
B) É um componente que controla o acesso da interface de rede à memória do computador.
C) É um conjunto de linhas de comunicação que permitem a transferência de dados entre os componentes do computador.
D) É responsável por controlar as entradas e saídas do computador.
E) É um componente que permite a comunicação entre o processador e a memória cache do computador.
A) A inversão de controle é um princípio e a injeção de dependências é uma técnica.
B) A inversão de controle é uma técnica e a injeção de dependências é um princípio.
C) Não há diferença, os termos são sinônimos.
D) A inversão de controle é um conceito antigo e a injeção de dependências é um conceito moderno.
E) A injeção de dependências é uma técnica específica da linguagem Java.
A) Aumento da coesão e diminuição do acoplamento.
B) Facilidade para testes unitários e maior flexibilidade do código fonte.
C) Possibilidade de reutilização completa de código e maior segurança de sua execução.
D) Diminuição da complexidade e ganho visível de performance.
E) Nenhuma das anteriores.
A) Um padrão de projeto que permite que um objeto possa ser substituído por outro sem alterar o comportamento do sistema.
B) Um padrão de projeto que permite que um objeto seja criado por outro objeto.
C) Um padrão de projeto que permite que a configuração do sistema seja realizada por meio de um arquivo de propriedades.
D) Um padrão de projeto que permite que um objeto possa ser utilizado por outros objetos sem que estes tenham que saber a sua implementação.
E) Nenhuma das anteriores.
A) Um padrão de projeto que permite que um objeto possa ser substituído por outro sem alterar o comportamento do sistema.
B) Um padrão de projeto que permite que um objeto seja criado por outro objeto.
C) Um padrão de projeto que permite que a configuração do sistema seja realizada por meio de um arquivo de propriedades.
D) Um padrão de projeto que permite que as dependências de um objeto sejam injetadas por outro objeto ou por um contêiner de DI.
E) Nenhuma das anteriores.
A) Teste de regressão.
B) Teste de unidade.
C) Teste de estresse.
D) Teste de usabilidade.
E) Teste de aceitação do usuário.
A) Teste de regressão.
B) Teste de unidade.
C) Teste de carga.
D) Teste de segurança.
E) Teste de interface do usuário.
A) Testes realizados em um ambiente de produção que verifica se o sistema está funcionando corretamente.
B) Testes que validam a interação entre vários componentes do sistema.
C) Testes que verificam se as funcionalidades individuais do sistema estão funcionando corretamente.
D) Testes que validam o desempenho do sistema em situações de alta demanda.
E) Testes que validam a compatibilidade do sistema com diferentes navegadores e dispositivos.
A) Redução dos custos de desenvolvimento de software.
B) Aumento da qualidade do software.
C) Redução da margem de confiabilidade dos testes realizados.
D) Maior facilidade na manutenção dos testes.
E) Redução do tempo de execução dos testes.
A) A linguagem .NET é responsável por executar o código compilado, enquanto o framework .NET é responsável por fornecer as bibliotecas que permitem a criação de aplicativos .NET.
B) A linguagem .NET é uma linguagem de programação, enquanto o framework .NET é uma plataforma de desenvolvimento.
C) A linguagem .NET é utilizada para criar a interface gráfica do usuário, enquanto o framework .NET é utilizado para criar a lógica de negócios do aplicativo.
D) A linguagem .NET é responsável por fornecer as bibliotecas que permitem a criação de aplicativos .NET, enquanto o framework .NET é responsável por executar o código compilado.
E) A linguagem .NET e o framework .NET são sinônimos e referem-se à mesma coisa.
A) Facilidade de implementação de autenticação e autorização em aplicativos web.
B) Possibilidade de desenvolvimento de aplicativos desktop multiplataforma.
C) Possibilidade de gerenciamento de banco de dados sem a necessidade de linguagem SQL.
D) Maior facilidade na implementação de testes unitários.
E) Possibilidade de implementação de microsserviços.
A) É uma linguagem exclusiva de programação orientada a objetos pura.
B) É uma linguagem compilada interpretada pelo runtime .NET.
C) Possui suporte a vários paradigmas de programação, incluindo orientação a objetos e programação funcional.
D) É tão altamente interpretada que não precisa ser compilada antes da execução.
E) Nenhuma das anteriores.
A) Permite o desenvolvimento de aplicações somente para desktop.
B) Possui um conjunto limitado de bibliotecas para a criação de interfaces gráficas de usuário.
C) É uma plataforma dedicada para o desenvolvimento em linguagem C#.
D) Possui uma grande variedade de ferramentas e recursos que permitem o desenvolvimento de aplicações para diferentes plataformas e dispositivos.
E) É uma plataforma exclusiva para o desenvolvimento de aplicações em nuvem.
A) Só pode ser utilizada para aplicações web e mobile.
B) É uma arquitetura que só pode ser utilizada com a linguagem C#.
C) Permite que as aplicações se comuniquem de forma mais eficiente do que as APIs tradicionais.
D) É uma arquitetura mais complexa e difícil de ser implementada do que as APIs tradicionais.
E) É uma arquitetura mais flexível e escalável, permitindo que as aplicações possam ser facilmente integradas com outras plataformas e serviços.
A) É uma plataforma para desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma.
B) É uma plataforma para desenvolvimento de aplicações desktop para Windows.
C) É um padrão arquitetural que separa a aplicação em três componentes principais: modelo, visão e controlador.
D) É uma plataforma para desenvolvimento de aplicações web em Java.
E) É uma biblioteca de funções matemáticas para C#.
A) É um padrão arquitetural para o desenvolvimento de aplicações de banco de dados.
B) É uma tecnologia para a criação de sites estáticos.
C) É uma técnica para melhorar a velocidade de carregamento de páginas web.
D) É uma abordagem para desenvolvimento de aplicações web que carregam uma única página HTML e atualizam dinamicamente partes da página conforme o usuário interage com a aplicação.
E) É uma plataforma para desenvolvimento de aplicações de negócios para Windows.
A) É uma linguagem de programação voltada para o desenvolvimento web.
B) É uma biblioteca de classes do .NET Framework que permite o acesso a bancos de dados.
C) É uma extensão da linguagem C# que permite a realização de consultas em memória sobre objetos.
D) É uma plataforma para desenvolvimento de jogos para Windows.
E) É uma linguagem de programação para automação de processos.
A) É uma plataforma para desenvolvimento de aplicações desktop para Windows.
B) É uma linguagem de programação voltada para a automação de processos.
C) É uma extensão da linguagem C# que permite o desenvolvimento de aplicativos móveis para iOS e Android.
D) É um framework web de código aberto da Microsoft para o desenvolvimento de aplicações web.
E) É uma biblioteca de classes do .NET Framework para o acesso a serviços de rede.
A) É uma técnica de programação que permite que um objeto possa ser substituído por outro sem alterar o comportamento do sistema.
B) É uma técnica de programação que permite que um objeto seja criado por outro objeto.
C) É uma técnica de programação que permite que uma classe possa herdar os membros de outra classe.
D) É uma técnica de programação que permite que uma classe possa ser instanciada várias vezes.
E) É uma técnica de programação que permite que uma variável possa referenciar objetos de diferentes tipos.
A) fdisk -l
B) lsblk
C) cat /proc/partitions
D) blkid
E) parted -l
A) FAT32
B) NTFS
C) exFAT
D) Ext
E) HFS+
A) fdisk
B) mkfs
C) mount
D) lsblk
E) blkid
A) ifconfig
B) netstat
C) route
D) arp
E) ip
A) dnsd
B) dhcpd
C) named
D) ntpd
E) sshd
A) FTP
B) SSH
C) SMB/CIFS
D) HTTP
E) NFS
A) traceroute
B) ping
C) netstat
D) ping
E) ifconfig
A) cd
B) ls
C) dir
D) pwd
E) mkdir
A) É um protocolo exclusivo do Linux e não pode ser utilizado no Windows.
B) É um protocolo antigo e foi substituído pelo SMB/CIFS.
C) Permite o compartilhamento de arquivos entre computadores Windows e Linux.
D) É um protocolo inseguro e não deve ser utilizado em ambientes corporativos.
E) Requer a instalação de software adicional no Windows para permitir o compartilhamento de arquivos.
A) O HTML5 permite a criação de elementos semânticos que melhoram a acessibilidade e a estruturação do conteúdo.
B) O CSS é utilizado apenas para definir a aparência visual dos elementos na página.
C) O JavaScript é uma linguagem de programação que não pode ser utilizada em conjunto com o HTML e o CSS.
D) O HTML5 e o CSS são tecnologias obsoletas que foram substituídas por frameworks de desenvolvimento web.
E) O desenvolvimento de interfaces web com HTML5, CSS e JavaScript é restrito a navegadores desktop e não é adequado para dispositivos móveis.
A) O GIT é uma ferramenta de integração contínua que automatiza a compilação e o teste de código fonte.
B) A integração contínua envolve a integração frequente de alterações de código-fonte em um repositório compartilhado.
C) O processo de integração contínua pode ser implementado apenas por equipes de desenvolvimento de software com grande experiência.
D) O GIT é uma ferramenta de versionamento de código-fonte que não está diretamente relacionada à integração contínua.
E) A integração contínua envolve a liberação automática de novas versões de software sem testes ou validações.
A) Realizar commits grandes e pouco frequentes para evitar a poluição do histórico de commits.
B) Utilizar apenas uma branch para todas as funcionalidades em desenvolvimento.
C) Realizar integração contínua manualmente, sem o uso de ferramentas automatizadas.
D) Utilizar um sistema de pull requests para revisão de código antes de integrá-lo à branch principal.
E) Não utilizar ferramentas de versionamento de código em projetos que adotam integração contínua.
A) Fornecer um ambiente de desenvolvimento isolado para aplicativos .NET.
B) Facilitar o gerenciamento de contêineres em um ambiente Kubernetes.
C) Automatizar a implantação e dimensionamento de aplicativos .NET.
D) Gerar arquivos de manifesto para implantação de aplicativos .NET em Kubernetes.
E) Monitorar a saúde e desempenho de aplicativos .NET em tempo real.
A) Permitir a execução de aplicativos .NET em diferentes sistemas operacionais.
B) Possibilitar a distribuição de cargas de trabalho de aplicativos .NET entre diferentes clusters Kubernetes.
C) Garantir a escalabilidade automática de aplicativos .NET de acordo com a demanda.
D) Simplificar o processo de implantação de aplicativos .NET em contêineres Docker.
E) Oferecer um ambiente de desenvolvimento padronizado para aplicativos .NET.
A) Caso de Uso.
B) Sequência.
C) Atividade.
D) Estado.
E) Componentes.
A) (0, 1)
B) (0, N)
C) (1, 1)
D) (1, N)
E) (N, N)