O dado é qualquer elemento que isolado sem complemento ou ordenação não tem valor nenhum. Pode ser um texto, uma quantidade, qualquer registro, é a matéria prima da informação. É como uma pedra no estado bruto.
A informação é o tratamento do dado dando um valor para ele. É quando o dado é ordenado, ligado com outros, mesclado ou inserido em um contexto, ganhando signifocado. usando a analogia anterior seria como se a pedra fosse lapidada podendo surgir até um diamante.
SEO vem do inglês e significa search engine optimization, ou seja otimização para motores de busca. É o trabalho feito em sites para otimizar as páginas e levar elas até as primeiras posições em buscas feitas pelos buscadores onde o mais famoso é o Google, mas existem outros como Bing e Yahoo Search. Resumindo são estratégias e técnicas usadas em sites inteiros ou páginas específicas com o objetivo de chegar na primeira posição do Google, ou outros sistemas de pesquisas na internet.
Hoje em dia é muito difícil uma pessoa digitar o endereço correto da url, normalmente ela insere algumas palavras chaves referente ao que ela quer saber ou achar, ou usa o "Ok Google" e fala essas palavras para serem convertidas em texto e iniciar a busca. Então SEO é o trabalho feito para se encaixar nos critérios dos algorítimos de busca e aparecer nas primeiras posições. Esses critérios não são exatos pois os motores de busca como o Google não identificam todos eles, apenas indicam algumas boas práticas e outros são descobertos com estudos. Os algoritimos também estão sempre se atualizando para garantir o conteúdo mais relevante para seus usuários.
Basicamente é o trabalho de encontrar boas palavras chaves de acordo com o conteúdo e como as pessoas buscam aquele conteúdo. Depois esses termos devem ser encaixados nos locais propícios para isso além de estar no conteúdo visível pelos usuários. Esses usuários devem ser pessoas interessadas naquele conteúdo, se não irá gerar rejeição a página o que faz mal para o SEO do site.
A busca onde o SEO se aplica é chamada de busca orgânica, principalmente, que se refere ao resultado sem ser pago. Veja aqui como é trabalhado o conteúdo pago do Google.
Entre uma infinidade de sites na internet conseguir ter seu conteúdo encontrado seja ele um blog com artigos, ou um site institucional de empresa com serviços e produtos, ou mesmo algum e-commerce é um trabalho muito difícil, que todos os sites que querem ser encontrados aleatoriamente precisa fazer esse trabalho. Se não só serão encontrados se você informar o link exato para o seu site.
Veja mais clicando em:
Como trabalhar SEO do site?
O que são palavras chaves?
O que prejudica o seo do site?
Como escolher as palavras chaves corretas para sites, blogs ou páginas web?
O que é mais relevante em SEO?
Como o Google ganha dinheiro?
Quais as melhores práticas de SEO?
Como escolher palavras-chaves para SEO?
Como escolher melhores palavras chaves para site?
O que são palavras chaves de cauda longa?
Onde colocar as palavras chaves no site?
Para que serve SEO?
Como o Google rastreia as páginas?
Quais os fatores de ranqueamento do Google?
Quais as melhores ferramentas para SEO?
Como fazer checklist de SEO?
Como começar uma estratégia de SEO?
Como fazer uma pesquisa de palavras-chave?
O que é SEO on page?
O que é SEO off page?
Como funciona o SEO Técnico?
O que é SEO Local?
Qual o pulo do gato em SEO?
O que mudou nas atualizações do algorítimo de busca do Google?