Quais músicas que mais refletem sobre o uso de telas?
músicas sobre tela
Veja abaixo algumas músicas que tratam sobre a influência do uso de telas na sociedade
O uso excessivo de telas tem se tornado cada vez mais comum na sociedade atual. Seja para trabalho, estudo ou entretenimento, passamos horas diante de dispositivos eletrônicos, como computadores desktop ou notebooks, smartphones, smartwatchs, tablets e televisores. E essa realidade também tem sido abordada na música.
Essas músicas são apenas alguns exemplos de como o tema do uso de telas tem sido abordado na cultura pop. Embora essas canções tenham sido lançadas antes de 2023, as suas mensagens continuam relevantes nos dias de hoje, onde a nossa dependência da tecnologia e uso excessivo de telas é cada vez mais intensa.
Portanto, é importante refletir sobre o nosso próprio uso de telas e como isso pode estar afetando a nossa saúde e bem-estar. E quem sabe, talvez essas músicas possam nos inspirar a encontrar um equilíbrio saudável entre a vida na frente da tela e fora dela.
A tela - Skank - 1991
Essa música do Skank foi lançada no álbum de lado B da banda em 2012 chamado de Skank 91. Pela época deve se referir a TV. A música fala sobre a ilusão das telas, que criam padrões de belezas, ou uma imagem da riqueza inalcançados pela maioria das pessoas gerando frustrações.
Pacato Cidadão - Skank - 1994
Aqui vai mais uma canção do Skank. Essa música faz uma crítica social ao cidadão acomodado que aceita tudo sem reclamar em frente a TV.
Veja um artigo mais detalhado sobre a música clicando aqui.
O que sobrou do céu - O Rappa - 1999
A canção conta a história de um dia que faltou luz e as pessoas puderam se ver refletidas na televisão. Aqui já fica uma crítica ao comodismo das pessoas estarem em frente a tela e deixando de viver suas vidas. Quando o aparelho se apagou foi possível perceber coisas simples da vida esquecida.
Veja um artigo mais detalhado sobre a música clicando aqui.
Screenagers - Muse - 2001
Essa canção faz críticas a dependência da tecnologia e como ela pode afetar negativamente a saúde mental das pessoas. A letra fala sobre a sensação de isolamento e alienação que pode surgir quando se passa muito tempo em frente às telas, e como isso pode levar a uma perda de conexão com o mundo real.
O termo “screenagers” se refere a adolescentes de hoje
em dia que preferem interagir com outras pessoas e com o mundo por uma
tela.
Dance Agora - Cachorro Grande - 2009
Essa canção faz um incentivo as pessoas se desconectarem, veja o trecho abaixo:
"
Se você não sai de casa
Então, faça isso agora
Vai ficar aí sentada
Vendo a vida numa tela
Seus amigos nunca viu
Nunca abre essa janela
"
Mundo Tela - BNegão & Seletores de Frequência - 2015
Com uma mistura única de rap, rock e funk, a música traz uma mensagem poderosa sobre o uso exagerado do celular e como as pessoas estão dependente dessa tecnologia. Essa música é a que melhor sintetiza o vicio por essas telas retangulares de hoje em dia, apesar de ter sido lançada a mais de 5 anos.
Disconnect - Marina, Clean Bandit - 2017
A música é uma crítica ao uso excessivo de tecnologia e à desconexão humana que pode resultar disso. A letra fala sobre a necessidade de se desconectar das distrações digitais e se reconectar com o mundo real e com as pessoas ao nosso redor. O refrão da música diz "Eu acho que eu preciso desconectar para me conectar com você".
Na tela - Pitty - 2020
A canção fala sobre a importância da conexão humana em um mundo cada vez mais digital. A música traz uma reflexão sobre a necessidade de olhar nos olhos e sentir a presença real das pessoas ao nosso redor, em contraponto à superficialidade das relações virtuais.
A música foi lançada em novembro de 2020, o que significa que estava no auge da pandemia, isso dá outro sentido para a música. Pois também deve se referir a necessidade do distanciamento, onde era necessário as pessoas se comunicarem apenas por meio de telas.
Leia mais em: iretoaoponto-tech.com.br/a/La...