Quais raps falam sobre tecnologia?
rap sobre tecnologia
Descubra como a tecnologia inspirou os melhores raps em nossa lista exclusiva de músicas que vão te fazer repensar o papel da tecnologia na sociedade.
O rap se alimenta muito de tecnologia, pois ele é aplicado nos aparelhos que permitem fazer as batidas e mixagens que embalam e dão ritmo a suas falas rimadas. A tecnologia também serve para os rappers poderem divulgar suas músicas pela internet, que antes ficavam restritas ao nicho de suas periferias, agora alcançam o mundo.
A tecnologia, por fazer parte do cotidiano e influenciar diretamente o modo de vida, é um tema recorrente em diversas letras de hip hop, especialmente nas produzidas pelos grupos das grandes capitais.
Agora ficam as perguntas:
- Como os rappers enxergam a tecnologia?
- O que eles pensam sobre a influência de tecnologia no nosso cotidiano?
- Quais as criticas que os rappers fazem sobre a tecnologia?
Para responder essas questões separei algumas músicas de hip hop nacional que falam sobre tecnologia de alguma maneira, normalmente fazendo referência direta como é uma característica do estilo. Essas músicas fazem críticas a influência de tecnologia na nossa rotina, a segregação digital que a falta de acesso causa, a obsolescência, a evolução do conhecimento cientifico, falta de consciência social, entre outros assuntos. Com rappers e grupos de diferentes regiões e classes sociais.
Na lista foram citadas duas músicas do Facção Central, tem várias outras que fazem citações de tecnologia como: Espetáculo do Circo dos Horrores e Reflexões do Corredor da Morte, mas todas no mesmo sentido das faladas aqui.
Edgar - Varias músicas do álbum
Álbum: Ultrassom - Ano: 2018
Esse álbum do Edgar fala bastante sobre a relação entre tecnologia e sociedade. No geral, as músicas fazem críticas à cultura do imediatismo e à superficialidade das relações virtuais em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, além de abordar temas como a sustentabilidade e a necessidade de repensarmos nossos hábitos de consumo para o futuro.
A batida do álbum também chama atenção por ter elementos eletrônicos cyber punk distópicos nos beat, com bips de computadores e impressoras, além de outros sons futuristas que lembram filmes de ficção cientifica, principalmente nas músicas que mais falam sobre tecnologia.
As canções que mais falam sobre tecnologia do álbum são:- Plástico;
- Antes que as libélulas entrem em extinção;
- Saúde Mecânica;
- Print;
- Go Pro;
- O amor está preso;
Realidade Cruel - Vale da escuridão Parte 2
Álbum: Dos Barracos de Maderite aos Palácios de Platina - Ano: 2007
Essa música fala sobre como a tecnologia evoluiu, mas na favela as pessoas ainda morrem de fome. Mostrando que o desenvolvimento tecnológico é segregador e não focado em um bem estar geral.
Facção Central - O homem estragou tudo
Álbum: Direto do Campo de Extermínio - Ano: 2003
Nesse rap é feito uma revisão histórica de tudo que o homem criou desde a idade da pedra até hoje. Com isso ele mostra como a tecnologia evoluiu e o foco dela, que muitas vezes é desperdiçado com futilidade ao invés de tratar problemas maiores.
Bnegão & Os Seletores de frequencia - Mundo Tela
Álbum: TransmutAção - Ano: 2015
Com uma mistura única de rap, rock e funk, a música traz uma mensagem poderosa sobre o uso exagerado do celular e como as pessoas estão dependente dessa tecnologia. Essa música é a que melhor sintetiza o vicio por essas telas retangulares de hoje em dia, apesar de ter sido lançada a mais de 5 anos.
Fabio Brazza - MetaVerso
Álbum: Metaverso - Ano: 2022
A canção aborda a relação entre tecnologia e sociedade contemporânea, questionando a visão utópica do futuro promovida pela mídia e destacando as preocupações em relação à falta de privacidade e controle.
Um Barril de Rap - Inteligência Artificial
Álbum: CD dos menino - Ano: 2013
Essa música é um retrato crítico e reflexivo da sociedade atual, explorando uma série de questões e problemas que permeiam nossa realidade, a sociedade contemporânea e o avanço da tecnologia.
Sabotage e Bnegão - Dorobo
Gog - Ctrl S dor
Gabriel o Pensador - Astronauta
Facção Central - Apartheid no dilúvio de sangue
Álbum: Nunca Irá se Apagar - Ano: 2002 Uma Luz que
Álbum: Enxugando Gelo - Ano: 2003
Essa música fala sobre o Japão e a influência da sua cultura na nossa, o que esbarra na tecnologia. Na canção B Negão cita como o avanço acelerado do pais gera muito lixo, falando sobre obsolência das máquinas.
Álbum: Mumm-Ra High Tech - Ano: 2017
Nessa canção o Gog usa seus tradicionais jogos de palavras para falar do computador. Para entender todas as analogias feitas é necessário analisar a música completa.
Álbum: Nádegas a Declarar - Ano: 1999
Nessa música é feita uma analise atual do uso da tecnologia, apesar da música ser de 99, ainda parece atual. Ela é um monólogo onde o autor fala com um astronauta pela internet, sobre os problemas da terra.
Álbum: O Espetáculo do Circo dos Horrores - Ano: 2006
Nessa Rap é demonstrada mais uma vez pelo Facção Central a segregação, destacando o acesso a tecnologia e ao descaso. Pois os ricos confortáveis até enxergam nos noticiários a miséria, mas o seu conforto os distanciam daquela realidade e por isso ignoram.
E aí curtiu a lista, já conhecia esses raps? Deixe nos comentários se ficou algum hip hop nacional falando de tecnologia de fora da seleção.