O que é oceano azul em SEO?

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Veja abaixo como se aplica estratégia de oceano azul no SEO do site.

Primeiramente vamos dar um resumo da estratégia de oceano azul. Em seguida conceituar alguns exemplos de empresa que navegaram nesses mares. Depois como aplicar o seu conceito no SEO do site.

O que é oceano azul?

É uma estratégia de marketing que propõe a superação da concorrência por meio da exploração de novos mercados e oportunidades, ao invés da competição acirrada. Um conceito de negócio que consiste em explorar nichos específicos onde não tem tanta concorrência, um mercado inexplorado. Isso garante vantagem competitiva para empresa por ser o precursor do negócio.

Ela foi criada em 2005 e baseia-se em 8 fundamentos para as empresas “navegarem por águas mais tranquilas”. O conceito de negócios foi apresentada ao mundo em um livro com o mesmo nome em inglês: Blue Ocean Strategy – How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant. Os autores são pesquisadores W. Chan Kim e Renée Mauborgne. 

Como aplicar os 8 fundamentos do oceano azul no SEO do site? 

Outro ponto forte da estratégia é a inovação. Então podem fazer os processos otimizados ganhando mercado de seus concorrentes, causando disrupção na área. Isso porque a companhia pode oferecer uma proposta de valor única. O pensamento básico é "como ultrapasso meu concorrente?". O objetivo é conseguir uma nova segmentação de mercado e passar a dominá-la.

Quais os exemplos de oceano azul?

Galinha Pintadinha: com vídeos simples e uma estratégia baseada no nome, esse canal no youtube de musica infantil criou um mercado na internet brasileira que antes só existia na TV.

Marília Mendonça: usando a mesma temática das músicas sertanejas em alta, mas mudando o gênero protagonista das canções ela criou o feminejo, fazendo uma legião de fãs mulheres que se identificavam com as canções.

Cirque du Soleil: é o maior exemplo ele que usou dois mercados e criou um inovador, a empresa juntou o teatro e o circo no seu negócio.

Apple: é uma empresa que lança tendencias com produtos inovadores sempre a frente do mercado e servindo de base para outras copiarem, saindo do computador pessoal padrão e lançando o ipad, ipod, iphone e vários outros produtos.

Netflix: inovou no seu negócio de aluguel de filmes por correios e depois com um negócio online e inovador.

NU bank: inovou com o negócio de bancos online chamado de fintech e hoje é uma das unicórnios brasileira.

No momento essas empresas tem concorrência em suas áreas, mas eles navegaram primeiro nesse oceano azul abrindo o mercado para seus produtos e tendo o lucro.

Como se aplica em SEO?

A estratégia do Oceano Azul orienta as empresas a se afastarem de mercados assim e procurar um público que consumiria a solução e que, hoje, está carente de boas ofertas. Esse conceito pode ser tranquilamente adaptado aos sites.

A inovação pode estar em um novo ponto de vista sobre um mercado tradicional, que mira em uma nova demanda. Assim, o site deixa de competir diretamente com seus concorrentes pela primeira página do Google e se dedica a conquistar seu próprio território.

Pegando o exemplo da Galinha Pintadinha citado antes. Ele usaram uma busca que provavelmente seriam de pais para ajudar os filhos em trabalhos na escola, "galinha" no caso, e vincularam com o seu produto. Dando visibilidade ao seu material em buscas semelhantes. Assim sem um grande investimento de marketing conseguiu que seus vídeos no youtube atingissem um grande público. Em um mercado que era dominado pelas emissoras de TV, depois do sucesso na internet pode ir para outras mídias como gravar DVD, produzir pelúcias, ter historinhas impressa e agora estar em striming.

Como visto nos exemplos de empresas que usam essa estratégia não se precisa necessariamente criar algo novo, as vezes basta nortear de outra maneira ou dar uma cara nova ao produto. Então veja em que mercado seu site está situado, descubra uma necessidade desse público que consome a informação e trabalhe em cima disso.

Uma forma de criar algo inovador é pegando mais de um negócio que atinge o mesmo público e criar algo em cima disso, como fez o Cirque de Soleil. Que juntou dois negócios circo e teatro onde o público alvo são pessoas buscando entretenimento. Então digamos que o seu negócio seja uma academia, no seu blog vai dar dicas de exercícios, mas pode complementar com dicas de alimentação saudável, ou de materiais como tênis. Dependendo do engajamento do público você já pode começar a investir na comercialização desses produtos complementando seu negócio.


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Última atualização: 2023-02-15

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