COMO CONTRATAR SERVIDOR EM NUVEM

Como funciona a contratação da Azure no Brasil?

Como funciona a contratação da Azure no Brasil?

Segue um relato de como foi a minha tentativa de contratar os serviços da Azure.

Após fazer a cotação com várias empresas nacionais e estrangeiras nas calculadoras disponíveis nos sites das empresas achei que o custo benefício da Azure valia a pena. Por isso entrei em contato com o suporte da Microsoft para tirar algumas dúvidas, uma delas era por que o valor da mensalidade não mudava independente da configuração da máquina que eu pedia.

Falei com o suporte aqui do Brasil em português, não me responderam a maioria das dúvidas. Apenas coletaram os dados, a maioria da informação que já tinha inserido na calculadora com o tamanho da máquina que eu queria, tamanho da empresa em que trabalho e finalidade da aplicação. No final me disse que encaminharia esses dados para três empresas representantes no Brasil que iriam me atender.

As 3 empresas entraram em contato comigo após uma semana mais ou menos. Só que elas não podiam passar a cotação, que era o que eu precisava para passar os valores para a diretoria, elas queriam marcar um reunião online para verificar a necessidade da empresa.

Marquei a reunião com as empresas dentro de uma semana ou duas semanas, todas foram meio parecidas com algumas diferenças como algumas já ofereciam serviços de segurança outras tinham que contratar a mais. Em resumo repeti tudo que já tinha passado no suporte da microsoft e me ofereceram outros serviços, como o de supervisão da LGPD ou infraestrutura terceirizada.

Depois de um tempo me passaram os orçamentos, duas delas uma nem respondeu. Além dos valores das máquinas tinha mais o custo de serviço de implantação que foi de 5 a 10 mil a mais do que tinha visto na calculadora da Microsoft.

No final a diferença foi muito grande e acabamos optando por outra empresa. Depois um mês e meio de negociação em dois três dias foi contratado em outra empresa.



Qual a diferença entre IaaS e SaaS?

Qual a diferença entre IaaS e SaaS?

Um é para contratar um servidor apenas com o sistema operacional o outro já vem com os softwares que serão usados.

Quando se contrata um IaaS está pegando uma máquina apenas com o sistema operacional instalado, nela você terá que configurar os serviços que serão usados, instalar a linguagem, frameworks, banco de dados, sistemas de segurança, softwares e tudo mais. Na hora de contratar você só precisa definir os tamanhos para armazenamento, se será SSD ou HD, processamento, memória, transferência de dados e outras informações referente ao hardware. Ele permite ao desenvolvedor ou pessoa da infra fazer toda a configuração necessária. Por isso é chamada de infraestrutura como serviço.

No caso da SaaS você contrata a máquina já com os serviços instalados, além da solicitação de hardware faz a requisição de qual sistema operacional irá usar, linguagens que devem ser instaladas, frame works, banco de dados, sistema de segurança, versões de cada item citado antes, entre outros. Ela é chamada de software como serviço. Esse modo dá menos trabalho para o desenvolvedor mas tirá um pouco da liberdade de configurar a máquina e normalmente é mais caro.



Quais os valores da Digital Ocean?

Quais os valores da Digital Ocean?

Eles disponibilizam uma calculadora no site deles.

Clique aqui e veja a calculadora.

Nelas você pode escolher qual a configuração de máquina precisará e fazer a contratação. Também pode escolher diferentes máquinas para separar o banco de dados da aplicação por exemplo.



botão de compartilhamento whatsapp botão de compartilhamento no twiter botão de compartilhamento do site botão de compartilhamento no linkedin botão de compartilhamento whatsapp