COMO ESCOLHER PALAVRAS CHAVES PARA SITE
Conteúdo
Quais as palavras mais buscadas no google?
Anualmente ele mostra como retrospectiva quais as palavras mais buscadas do ano.
O que é palavra chave?
O objetivo é usar poucas palavras que identifiquem os assuntos contidos no material, para isso normalmente são usados substantivos. Eles servem como etiquetas que categorizam o conteúdo.
Colocando no contexto de internet são as palavras digitas no motor de busca como o Google para fazer a busca por conteúdo. Essas palavras chaves o motor de busca deve encontrar nos sites para mostrar seu conteúdo.
De acordo com os dicionários
substantivo feminino Palavra que descomplica, elucidando o significado de uma situação, circunstância: inovar é a palavra-chave quando se discute competitividade.
Refere-se à palavra que relaciona elementos correspondentes, ou de uma mesma área, facilitando a busca por um assunto específico.
De acordo com o dicionário online dicio.
1. Termo que sintetiza as ideias ou temas centrais de um texto.
2. Palavra que identifica determinado elemento ou o seu conteúdo.
De acordo com o dicionário online priberam.
1.palavra que resume o significado global de uma obra, de uma política, de um texto, etc.
2.palavra que serve para identificar elementos que tenham entre si alguma relação de semelhança ou que pertençam a um mesmo grupo, e que estejam integrados num conjunto estruturado e catalogado de informações
De acordo com o dicionário online infopedia.
Em todos eles quando citam informática, estão com o conceito equivocado, como explico mais abaixo. Por não concordar com elas omiti no texto, mas pode ser conferida nos links.
Para que serve uma palavra chave?
Servem para facilitar a busca por, ou em um, texto, identificando qual o assunto principal. Esses termos
ajudam a filtrar resultados e a oferecer o conteúdo que mais condiz com a
busca. Além disso, as palavras-chave são ferramentas de estratégia em
marketing de conteúdo. Assim, são importantes entre as técnicas de SEO,
por exemplo.
O que não é palavra chave?
- Senha
- Palavra Reservada
Muitas vezes são confundidas com senhas acredito que por causa da chave no termo. O mesmo acontece com palavra reservada, mas isso se refere os termos normalmente em inglês que as linguagem utilizam na sua estrutura e por isso não permite que os desenvolvedores as reutilizem.
Nas definições de dicionários citadas acima todos eles tinham essas definições erradas ligados a informática.
Onde se usa palavras chaves?
- Texto
- TCC
- SEO
- Artigo
- Livro
- Catálogo
- Youtube
- Ads
- Adsense
Quem usa palavras chaves?
- Profissionais de SEO
- Arquivista
- Bibliotecários
- Pesquisadores
- Jornalistas
- Estudantes
Na área de SEO as palavras chaves estão diretamente ligadas ao negócio, pois o foco dele é ser encontrado e bem classificado nos motores de busca, por isso acertar esses termos é fundamental.
Em outras áreas para facilitar a catalogação e encontrar o que se busca também é fundamental. Estudantes e pesquisadores são obrigados a identificar as palavras chaves dos seus artigos cientifico de acordo com as normas propostas. Já os bibliotecários e arquivistas fazem o trabalho depois identificando elas de acordo com o tema do livro ou outro conteúdo.Veja mais em:
Como criar palavras chaves?
Qual a importância das palavras chaves para o site?
Como investir em link patrocinado?
Por que aparecer no Google pode influenciar as vendas da empresa?
O que é necessário para fazer uma pesquisa de palavras-chave?
Quais as melhores ferramentas para palavras chaves?
Qual a diferença entre palavras chaves usadas em SEO e no meio acadêmico?
Por que as palavras-chave são tão importantes para o seu negócio?
Palavras-chave negativas: o que é isso?
Como definir quais palavras-chave devo usar no meu conteúdo?
Qual a relação entre palavras-chave e SEO?
Qual a relação entre palavras-chave e conteúdo?
Como funcionam as palavras-chave para anúncios pagos?
Como funcionam as palavras-chave nas redes sociais?
Onde inserir as palavras chaves da página ou site?
Quais os tipos de palavras chaves por tamanho e intenção?
Como usar a extensão do moz?
A barra do moz também conhecida como MozBar mostra como estão preenchidas as tags e metas onde ficam os principais conteúdos usados em SEO. Isso na versão gratuíta na versão paga tem mais demonstrativos como volume de trafego e autoridade do domínio e link.
Link do Crhome para instalar a extensão.
Após instalar irá aparecer uma barra em cima do site:
Ao lado do título da MOZ tem um ícone de uma folha com uma lupa o page analysis. Nele são mostrados todos os locais com conteúdos usados em SEO. como as meta tags, alt, links, h1 e h2 e muito mais.
Depois tem um ícone de lápis o highlights links, nele tem botões que serve para colorir cada tipo como link interno, link externo, no-follow entre outros.
Depois tem um ícone para otimização da página, mas só funciona para a versão paga. Após é mostrada algumas métricas do site como autoridade da página e do domínio e o link para ver o resultado da consulta no site da MOZ.
Obs.: As opções mostradas no parágrafo acima só funcionam se você estiver logado.
Do outro lado tem o ícone de interrogação para ajuda que mostra um tour na aplicação, depois um ícone de engrenagem de configuração que serve para mudar a tonalidade da barra e fazer contratação da versão paga. Depois tem um ícone que parece um cartão de crédito, mas serve para mudar a posição da barra de cima para baixo da página. Por último um ícone de X para fechar.
Veja mais em:Qual o conteúdo mostrado na barra do moz;
Como pesquisar palavras chaves para usar em site?
Google Trends
Ubersuggest Neil Patel
Conferir Sites Concorrentes
Google AdWords Ads
Google Search
Pesquisas Relacionadas
Sabendo o assunto principal do que você irá falar coloque no Google, ele irá te mostrar na caixa de pesquisas sugestões do mesmo assunto. Em baixo da página do Google também ficam as pesquisas relacionadas ao termo que você pesquisou.
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta que mostra as tendências de pesquisa no google. Com ele você pode ver os assuntos e pesquisas que tiveram um aumento nas buscas nos últimos meses. Também é possível comparar algumas palavras chaves para ver quais são mais usadas no Google.
Ubersuggest Neil Patel
Ubersuggest é uma ferramenta de SEO que mostra a relevância de sites e de palavras chaves de acordo com deduções e algumas informações que o Google disponibiliza sobre seu algoritmo de busca. Ele não é exato, mas dá uma ideia de quais palavras chaves usar.
Na Ubersuggest tem o volume de buscas por dispositivo móvel e desktop, a dificuldade daquela palavra em SEO, pesquisa orgânica e paga baseado na concorrência, o custo médio pago pelo termo, faixa etária das pesoas que fazem a consulta, sugestões, pesquisas relacionadas, perguntas com os termos, preposições, comparações e ideias de conteúdo para as palavras chaves pesquisadas.
Conferir Sites Concorrentes
Olhar os sites que aparecem na primeira página do Google mostra quais os termos usados pelos sites mais relevantes.
Ná página do Google você já vê a prévia do conteúdo que o site mostra. Mas o melhor é acessar a página e analisar por dentro, além de olhar o conteúdo formatado, inspecionar o conteúdo no navegador e ver quais termos usados nas tags description, keywords, alt, h1, h2...
Google AdWords ADS
O Google adwords também disponibiliza ferramentas para conferir relevância de palavras chaves e mensurar o valor do termo de acordo com o que pagam por ele. Ele disponibiliza vários planejamentos como o planejamento de desempenho e planejador de palavra chave que são mais relevantes aqui.
Google Search
Quando você já tem conteúdo correspondente ao assunto publicado pode ser conferido o Google Search. Ele mostra quais quais as consultas que o site mais aparece, quais que resultam em mais cliques e em qual posição estão em média. Ele também mostra essas informações por páginas. Com isso pode ser visto quais páginas geram mais interesse dos usuários, tanto pelo conteúdo em si quanto pelo que aparece no Google que pode ser a tag description ou outras partes.