SEO vale a pena competir com os grandes?
Sim, veja como sites pequenos podem competir em SEO com sites grandes.
Neste artigo serão tratadas várias dicas de SEO para que pequenos ou
novos sites possam competir ou fugir da competição direta com grandes
marcas e assim chegar nas primeiras posições dos SERPs. Para saber se essas dicas dão certo confira o resultado no último parágrafo de persistência. As dicas são:
1 - Identificar o Público Alvo
2 - Palavras Chaves
2.1 - Cauda Longa
3 - Foco
4 - Localidade
5 - Backlinks
5.1 - Concorrência e Parceria
6 - Outras mídias
7 - Conteúdo
7.1 - Resolva Problemas
7.2 - Otimize a linguagem
7.3 - Mais Conteúdo
8 - Boa práticas de SEO
9 - Persistência
10 - Pontos fortes
Para uma pequena empresa, pode ser difícil superar empresas maiores com especialistas internos e enormes orçamentos de marketing. Então o foco é o SEO técnico no nicho que está atuando, para otimizar e poder apresentar sua expertise em algum assunto não muito trabalhado por grandes organizações para os usuários e assim chamar a atenção do Google.
O que é SEO técnico?
O marketing digital serve para empresas e negócios de vários portes, qualquer um pode ter sucesso com estratégias online, caso seja feita um bom estudo e aplicada as melhores técnicas. Em SEO isso fica mais destacado pois independe de investimento diretamente, apesar de ajudar.
O que precisa ser feito é identificar boas oportunidades para investir seu tempo e foco no conteúdo. Para entender melhor essa estratégia clique no link abaixo e veja o que é oceano azul. Uma estratégia que trata exatamente de explorar mercados sem concorrência.
O que é oceano azul em SEO?
1 - Identificar Público alvo
Se adaptar a linguagem do seu público é fundamental, por isso é importante conhecer as personas. Deve ser identificado quem é seu público alvo, possíveis clientes ou apenas visitantes e montar um perfil focando na linguagem usada, gostos e afinidades. Em todos os materiais que for publicar ter esse foco, escrever para esse personagem criado. Então se você já tem um negócio é importante focar em estudar seus principais clientes pois no primeiro momentos o que você quer são mais pessoas como ele.
O que são personas no marketing digital?
Entender o seu público vai ajudar na hora de escolher as melhores palavras chaves.
2 - Palavras Chaves
Otimizar o tempo para realizar pesquisas minuciosas de palavras-chave, analisando o cenário do seu mercado e buscar as melhores oportunidades que ofereçam os maiores retornos potenciais é a chave do negócio. É necessário analisar uma série de fatores, incluindo volume de tráfego, níveis de concorrência, bem como correspondência de audiência, para garantir que as palavras-chave que vão usar sejam as que seu público alvo realmente usa.
2.1 - Cauda Longa
Uma forma de ser mais assertivo na escolha é usando as chamadas palavras chaves de caudas longas, que são expressões com mais conteúdo e mais próximo do que os usuários procuram. Por exemplo se pesquisar no Google por "notebook" irão aparecer apenas os grandes players na primeira página, mas se usar uma expressão com mais detalhes como "melhor notebook gamer custo beneficio" já terá vários sites de conteúdo com menos autoridade.
Usando cauda longa na sua estratégia de palavra chave o conteúdo fica mais próximo da busca do usuário que você quer no seu site e foge da concorrência de grandes marcas que não estão interessadas em focar tanto, pois precisão ser mais abrangentes.
Como encontrar palavras chaves de cauda longa?
É preciso ter uma estratégia bem definida com um objetivo que pode ser apenas gerar mais acesso, ter mais fluxo de usuários ou vender, fidelizar clientes. Para isso é preciso saber onde focar.
3 - Foco
Se você nesse momento quer apenas aumentar o número de acessos no site, pode escrever sobre vários assuntos relacionado ao seu público alvo. Pode atrair os usuários com artigos semelhantes ao que já foi oferecido ou do gosto dele.
Quando se quer vender mesmo, o desenvolvimento de conteúdo deve ter esse foco, para assim poder trabalhar melhor palavras chaves que irão gerar melhor resultado.
Além do foco em palavras chaves também tem no nicho, as vezes apenas conhecer o público alvo ainda deixa muitas possibilidades de assuntos. É necessário compor uma estratégia de conteúdo e de relacionamento
dentro de algum segmento. Para isso identifique as oportunidades dentro do
seu ramo de atuação o melhor é focar em um nicho que esteja de acordo com o seu negócio e localidade.
4 - Localidade
Esse foco normalmente as empresas grandes não tem, pois por serem muito amplas não detalham todos os lugares que atendem, então mesclar nomes de locais com o seu produto é um grande truque, pois pode dar mais força em um modo que as pessoas procuram. Pois constantemente as pessoas querem saber onde tem o produto ou serviço na cidade onde moram, então pesquisam por produto + a cidade. Também não vale a pena, principalmente tratando de serviço, investir nesse termo unicamente, pois todo o pais pelo menos vai usar.
O Google dá preferência por empresas próximas a você como já deve ter percebido nas suas pesquisas. Então esse é um bom ponto a ser trabalhado. O Google meu negócio é um dos modos de trabalhar essa parte, pois tendo o seu cadastro nele o seu negócio aparecerá principalmente nas buscas da sua região ou cidade.
Outra tática que uso para poder classificar no Google melhor pequenas empresas que querem atender outros, bairros, cidades ou estados é usar essas palavras no conteúdo. Por exemplo detalhando nos dados da empresa todos os lugares que ela atende, citando onde estão seus clientes, adaptando os textos mais escondidos como titles e alt de imagens.
5 - Backlinks
Um grande desáfio para sites ou blogs menores é conseguir os links externos. Os backlinks devem ser originados de sites de alta autoridade que não só são estabelecidos, mas também relevantes em seu setor, o que serve como um forte sinal de SEO para o Google de que seu site vale a pena classificar.
Uma forma de fazer é criando contato e relações com outros blogs e sites do mesmo nicho, mas que não competem diretamente. Uma forma de criar essa relação é por redes sociais, depois de conhecer as pessoas pode oferecer criar algum conteúdo para esse site e em troca ter o link para o seu.
5.1 - Concorrência e Parceria
Uma
coisa que se deve ter em mente é que o seu concorrente no mundo real
não é o mesmo no digital. Pois no Google até mesmo o seu fornecedor está
buscando um lugar na primeira página, então provavelmente nessa disputa
de espaço irá competir contigo, por mais que nunca vá vender para o
consumidor final que é seu foco, por exemplo.
Apesar
dessa concorrência em alguns casos isso pode ser usado como vantagem,
pois você pode pedir para seu fornecedor colocar seu link no site dele,
pois isso irá gerar benefícios para os dois pois se você vende mais ele
também irá. Também pode ser pedido para ele fornecer materiais que você
possa gerar conteúdo para seu site, alegando que assim estará
valorizando a marca dele.
6 - Outras mídias
Ampliar sua estratégia de conseguir novos usuários é uma boa forma de se posicionar bem no Google pois tem uma máxima em SEO que acessos geram acessos. Então divulgar seu conteúdo em redes sociais, buscas pagas ou e-mail marketing facilidade mais pessoas te conhecer e assim o Google irá notar um fluxo maior nas suas páginas e também direcionar mais pessoas para ela.
Como a equipe provavelmente é pequena focar em todas as mídias de uma vez talvez não seja interessante. Para otimizar essa parte o melhor é testar todas, mas uma ou duas de cada vez, para ver o que dá certo e atrai o público para seu site.
7 - Conteúdo
Esse é o trabalho principal, não adianta nada ter uma boa estratégia se o conteúdo não for bom. Por isso foque em solucionar um problema do usuário responde a ele todo o que ele precisa, isso irá ajudar a fidelizar ele, otimize seu material para deixar próximo da linguagem do usuário, crie material completo ou conteúdos complementares para ele.
7.1 - Resolva Problemas
Uma das características de sites que normalmente aparecem na primeira posição é solucionar um problema, ajudar a fazer algo, ou seja com um conteúdo válido para o usuário. Seguindo essa linha pode ser citado os sites de conteúdo normalmente colaborativos que são super bem posicionado como wikipédia, wiki how, stack overflow, antigamente tinha o yahoo respostas.
Então é bom ter isso em mente quando for gerar conteúdo, do mesmo modo que na redação do ENEM que se é lançado um problema e no final se espera uma solução os SERPs, também veem isso com bons olhos. Esse conteúdo que a ajuda o usuário gera engajamento.
Uma maneira de encontrar problemas para resolver é conferir as postagens de comentários dos blogs e sites concorrentes. Normalmente lá os usuários deixam dúvidas referente ao conteúdo e os autores dificilmente respondem, mesmo quando fazem não desenvolvem o assunto.
7.2 - Otimize a linguagem
Além da qualidade do conteúdo também deve ser pensado em qual focar, para não bater de frente com os grandes em termos que muito genéricos que nunca serão batidos. Aqui voltam algumas coisas já faladas antes, como escolha das palavras chaves de preferência cauda longa, foco no nicho e público alvo.
Seguindo esse viés uma dica principalmente para comércio eletrônico de produtos, é trabalhar a descrição dele. Não o usar o padrão da fabricante, mas criar algo mais usual, mais despojado, bem parecido com os termos que os usuários usam. Para não banalizar o produto pode ser usado os termos técnicos e oficiais de forma secundária, mas primeiro focar no modo que o cliente procura. Isso é algo que irá consumir bastante tempo, mas pode ser iniciado por uma parte de produtos, não precisa ser feito tudo de uma vez.
7.3 - Mais Conteúdo
Criar conteúdos mais completos que o dos concorrentes ajuda a posicionar melhor o conteúdo. Como o conteúdo deles já está disponível na internet é sempre bom ver o que compõe os primeiros lugares do Google e adaptar ele no seu material, mas não copiar, apenas se inspirar podendo até citar a fonte quando for usar.
Isso me lembrou um ensinamento das artes marciais, onde se aprende e assimila o movimento, depois se limpa os movimentos exagerados e depois se complementa com a sua personalidade. Então você estuda os materiais da primeira página, tira o que é desnecessário e depois escreve do seu jeito, pensando no público alvo.
Essa dica foi testada em um artigo que não conseguia posicionar bem, mesmo referenciando o material em várias páginas, como ele não subia, resolvi criar uma página com todo esse conteúdo. O número de impressões aumentou muito e os acessos, consequentemente, também.
8 - Boa práticas de SEO
Não pode nunca ser deixado de lado as boas práticas de SEO. São muitas coisas que devem ser feitas, mas não pode arriscar perder espaço para o grande que já tem muita presença apenas pela marca.
Quais os mais de 200 fatores que levam a primeira página do Google?
Se não tiver como fazer todos esses pontos, comece com os principais e vai melhorando com o tempo.
9 - Persistência
Para superar grandes empresas no Google é um caminho árduo. Não basta competir com sites que às vezes existem há décadas, mas também precisa se posicionar contra especialistas internos em SEO e orçamentos maciços de marketing que nunca acabam. O foco geral deve ser então em achar brechas no conteúdo e explorar assuntos não tratados diretamente pelos grandes.
Esse artigo é uma prova de que essas dicas dão certo, pois várias delas são aplicadas aqui e SEO é um termo muito concorrido no Google pois é algo voltado a ele principalmente. Se você chegou aqui provavelmente foi por busca orgânica ou seja pesquisando algo relacionado a esse conteúdo. Quando o artigo foi escrito na primeira tinham vários gigantes do SEO como rockcontent e neilpatel.
10 - Pontos fortes
Para ajudar você a pensar na sua estratégia veja abaixo quais as vantagens ou desvantagens dos pequenos e grandes organizações digitais.
Quais as vantagens dos grandes sites?
Presença online madura;
Recursos financeiros, dinheiro para investir;
Marketing especializado;
Autoridade, reputação, confiança com tempo de mercado;
Presença em várias mídias digitais;
O que as grandes marcas não tem?
Autoridade em pequenos nichos, cauda longa;
Foco em assuntos específicos ou região;
Quais as vantagens dos pequenos ou novos sites?
Agilidade;
Possibilidade de arriscar mais;
Foco em nichos, assunto, mídia;
Proximidade com o público;