Para usar a ferramenta basta ter uma conta criada com seus sites analisados. Caso você não tenha uma conta com seus sites ainda de uma olhada clicando no link abaixo:
Como usar o Google Search Console?
Com sua conta criada e seus sites devidamente registrados, selecione qual site quer analisar.
Para isso olhe no canto superior direito em baixo do título Google Search Console e em cima de visão tem as opções de sites. Selecione qual site quer conferir, caso não esteja nele.
Clique em ABRIR RELATÓRIO em cima do gráfico de desempenho no canto esquerdo, ao lado do título. Ao acessar a página, basta rolar para baixo que já serão mostradas as palavras chaves na coluna consulta e a quantidade de cliques e impressões de cada palavra chave.
Para saber a posição em que o site aparece no Google quando consultado pelo termo, clique no quadrado acima do gráfico que diz posição média. Irá mostrar a posição média nos gráficos e ao lado de cada palavra chave.
Pode ser alterado o período da pesquisa que por padrão vem 3 meses, para o período passado que quiser, basta cliquer no botão com o período, serão mostrados algumas opções padrões e no final tem a opção de personalizar, que aceita qualquer período passado.
Também pode mudar o filtro de onde a busca é feita basta clicar em tipo de pesquisa, tem a opção de web, imagem e vídeo. Tanto no tipo de pesquisa quanto do período pode ser feitas comparações entre dois tipos ou períodos.
Para aumentar a quantidade de termos mostrados na tela pode ir no final da lista e modificar linhas por página, no máximo 500.
Se quiser encontrar um termo exato pode apertar ctrl+f no desktop ou clicar nos 3 pontos do navegador e em localizar na página que irá abrir a caixa de pesquisa, aí basta digitar o termo que deseja visualizar. Se quiser ver quais páginas são apresentadas para um termo basta clicar duas vezes em cima do termo. Isso irá filtrar apenas por aquele termo, aí basta clicar em páginas.