Que paralelos semelhanças podemos estabelecer entre o personagem Neo do filme Matrix e o filósofo Sócrates?

relação entre neo e sócrates

Veja abaixo como Neo e o filme Matrix se relacionam ou foram inspirados na alegoria da caverna de Platão.

Na alegoria da caverna Sócrates é um personagem que lança uma ideia hipotética para seus discípulos. Neo seria o personagem dessa história que sai, vê a luz da verdade e sofre dilemas.

Como até pesquisar para escrever o artigo não entendia quando Sócrates era um filósofo e quando era um personagem resolvi dar essas explicação abaixo sobre o mito da caverna e ele, além dos paralelos e semelhanças com o filme Matrix. Claro que de forma bem resumida, mas se quiser mais detalhes indico esse site aqui chamado Google.

Paralelos

São vários paralelos que podem ser feito entre o filme Matrix e a obra de Platão principalmente com Sócrates e o Mito da Caverna.

Com Sócrates

Ambos questionavam profundamente o sistema que o envolvia. O filósofo grego buscava despertar o pensamento de outras pessoas, fazendo-as buscar conhecimento. Neo buscava acordar as pessoas para a realidade fora da Matrix e conhecer a si mesmo.
 
Sócrates não se contentava com as opiniões estabelecidas pelo sociedade, com os preconceitos, com as crenças não questionadas dos seus conterrâneos. Neo desconfiava da realidade em que vivia, e perguntava-se o que era matrix.
 
Neo achava que sua vida era como ele via, no entanto isso não era verdade, segundo Sócrates. Somente através da razão e da reflexão ele encontraria a verdade. Isso é a  Maiêutica (é a procura da verdade no interior do ser humano).

Escravo liberto

Neo é a figura do escravo que consegue se libertar da caverna. Esse escravo liberto da caverna representa o filósofo que consegue se livrar da prisão que mantém os homens escravos da percepção, dos sentidos, e que por eles são enganados.

Origem da Ilusão

Para Platão, o conhecimento verdadeiro advém das ideias puras e do intelecto. Todo conhecimento advindo das sensações do corpo é enganoso. No filme, o responsável pelo engano é o software matrix.

Luz nos olhos

No filme Neo sai pela primeira vez do programa e se incomoda com a luz, Morpheus o avisa que dói por que ele nunca usou os olhos antes. Isso pode ser comparado ao momento no qual o escravo sai da caverna pela primeira vez. A primeira reação do escravo é um ofuscamento desagradável na visão, até que ele finalmente se acostuma com a luz.

Negacionismo

Ao saber do sofrimento de ter visto a luz pela primeira vez o escravo liberto iria ter dificuldade para contar aos seus antigos companheiros, que poderia não querer sair da situação que já estavam acostumados, ele também teria dificuldade para voltar a escuridão. Algo semelhante é demonstrado com Cypher no filme, que prefere voltar a matrix do que viver uma vida miserável em Zion e fala "a ignorância é uma benção".

Semelhanças

As semelhanças entre as obras também são diversas.

Com Sócrates

Julgam o que realmente é real;
Buscam a verdade por mais sofrido que seja;
Usam o conhecimento para descobrir a verdade; 
Enfrentam poderosos opositores;
Se aconselham com um oráculo;
Não se prendem em certezas ou uma única verdade;
Procuram alternativas fora do convencional.

Com o mito da caverna

Acreditavam em realidades falsas no começo;
Para se libertarem dessa irrealidade precisam mostrar a verdade aos outros;
Dor nos olhos ao enxergarem a luz da realidade;

O que é o mito da Caverna?

É um diálogo escrito, presente no livro VII da República do filósofo grego Platão e tem como protagonistas Sócrates e Glauco que são mestre e irmão respectivamente do filósofo. Na conversa Sócrates apresenta uma situação na qual pessoas se encontram presos no fundo de uma caverna com os olhos voltados apenas para a parede dela.

Nessa parede eles só enxergam as sombras projetadas pelas fogueiras e tratam isso como realidade. Até que alguém sai da caverna e descobre que o mundo real não era aquilo. O objetivo é exemplificar como o ser humano pode se libertar da condição de escuridão, que o aprisiona, por meio da luz da verdade e sabedoria.

Trata-se de um diálogo metafórico com falas na primeira pessoa. No diálogo, é dada ênfase ao processo de conhecimento, mostrando a visão de mundo do ignorante, que vive de senso comum, e do filósofo, na sua eterna busca da verdade. Os filósofos gregos usavam esses diálogos com metáforas para refletir sobre diversos assuntos e áreas de conhecimento.

Também é conhecido como:

  • Alegoria da caverna;
  • Parábola da caverna;
  • Mito da caverna;
  • Prisioneiros da caverna.


Para saber mais leia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alegoria_da_Caverna

Quem foi Sócrates?

Sócrates é considerado o “patrono da Filosofia”, isso porque ele jamais se contentou com opiniões estabelecidas, os preconceitos de sua sociedade ou as crenças inquestionáveis de seus conterrâneos. Ele foi um inovador, querendo romper com as crenças costumeiras e procurar a verdade por trás das coisas.

Ao perguntar "O que é?", exprime um desejo de saber o que está por trás das opiniões preestabelecidas, daquilo que é objeto de crença. Constata que nada sabe e por isso questiona tudo a sua volta.

A sua obra é mais conhecida pelos diálogos publicados pelos seus discípulos, principalmente Platão e Xenofonte. Essa busca por conhecimento e questionar os padrões da época o levaram a condenação e morte.

Quem é Sócrates e Platão na Alegoria da Caverna?

Sócrates é o mentor de Platão. 

Nesse diálogo Platão simula uma conversa entre seu mestre Sócrates e seu irmão Glauco. 

Então nesse caso Sócrates é um personagem que descreve uma situação para instigar a reflexão de um aprendiz e Platão o autor do texto.

Leia mais em: t.wikipedia.org/wiki/Alegoria...

Neo segurando as balas com a mente, com linhas e pontos na frente. Para representar a ligação entre Neo e Sócrates.

Última atualização: 2022-04-26

Exemplos de uso
Veja também:

Quais as musicas que mais fazem pensar sobre tecnologia?

músicas críticas a tecnologia

O que significa o simbolo do ubuntu?

Significado logo Ubuntu

Como John Wick faz parte de Matrix?

neo john wick matrix

Por que neo é o escolhido em matrix?

neo o escolhido

O que Matrix tem a ver com Alice no Pais das Maravilhas?

Matrix Alice no Pais das Maravilhas

Matrix é bom?

matrix é bom