Como o reclame aqui ganha dinheiro? - pagamentos reclame aqui
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3 minutos de leitura: como funciona o Reclame AQUI?
Entenda de forma rápida e prática como usar o Reclame AQUI e como o site pode ajudar você na hora das compras
Notícias
Publicado em: 27 de Setembro de 2021 - 16h05m - Autor: Eduardo Garcia Rosa
Reclame AQUI
Todos os dias, milhões de consumidores acessam o site do Reclame AQUI. Mas pode acreditar: sempre existe alguma dúvida de como a plataforma funciona, para que serve o site e como usá-lo. Por isso, o Reclame AQUI Notícias vai explicar tim-tim por tim-tim, de uma forma fácil e rápida o que é o maior site de reputação e pesquisa de marca - e reclamação, claro - da América Latina.
Para começo de conversa… o que é o Reclame AQUI?
Para começar: o Reclame AQUI não é só um site de reclamações, pelo contrário, é bem mais do que isso! É um site de pesquisa onde todos os dias os consumidores buscam informações sobre empresas, marcas e serviços. Além disso, um grande gerador de dados valiosos e únicos de jornadas e experiências de compra que contribuem, inclusive, para que as empresas evoluam no seu processo de atendimento.
O Reclame AQUI ajuda os consumidores a comprarem com segurança e confiança mostrando índices de solução e de negócios, volume de reclamações recebidas, as experiências de outros consumidores e claro: a reputação. Ela tem uma grande influência na decisão de compra dos consumidores. Por isso é tão importante e tantas empresas trabalham para manter a reputação elevada.
E como usar o site?
O Reclame AQUI é um site gratuito. Para pesquisar, basta navegar pelo site. Todos os dados de volume de reclamações, os textos das reclamações e os índices são públicos e podem ser consultados a qualquer hora. Para reclamar, aí sim é preciso fazer um cadastro, criar senha e login. E continua sendo de graça!
Quando um consumidor reclama, ele se conecta com a empresa com quem fez negócio. E é o Reclame AQUI que promove essa comunicação entre as duas partes para que a empresa solucione o problema
Toda vez que um consumidor reclama, a empresa é notificada da sua reclamação. E a partir daí ela é quem trabalha para solucionar seu caso e responder o dono da reclamação
O Reclame AQUI não interfere na tratativa, não cobra prazos da empresa e não responde reclamações!
Quando usar o Reclame AQUI, lembre-se:
O Reclame AQUI não aceita participações anônimas ou registradas como apelidos, pois todas as reclamações são assinadas e de responsabilidade dos interessados. Você também não deve postar reclamações contra pessoas físicas ou de caráter político.
Outro ponto importante é não usar palavrões, palavras de baixo calão e ofender enquanto escreve a sua reclamação. Antes de começar, pense no que vai escrever e como vai explicar seu problema. A empresa que receber precisa entender você.
Por fim, o Reclame AQUI tem Termo de Uso e que todo usuário deve conhecer.
A pergunta frequente: como o Reclame AQUI ganha dinheiro?
Você já sabe que não paga para reclamar. Então como é que o 5º site brasileiro mais acessado ganha dinheiro? O Reclame AQUI tem soluções criadas especialmente para que as empresas melhorem suas relações com os consumidores e conquistem ainda mais a confiança deles.
Além disso, através da Universidade Reclame AQUI, também oferecemos cursos, treinamentos e monitorias para as empresas se aprimorarem e aprenderem tudo sobre atendimento, confiança e reputação de acordo com as tendências de mercado e hábitos de consumo.
Claro que, no fim das contas, você sabe que se precisar resolver qualquer questão com uma empresa, pode contar com a gente. Então, teve um problema? Acesse o Reclame AQUI!
Leia tudo sobre
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Como podemos ajudá-lo?
Sobre o Reclame AQUI
O que é o Reclame AQUI
Como funciona o Reclame AQUI?
Publicando uma reclamação
Preciso fazer um cadastro para reclamar?
Como escrever uma boa reclamação?
Eu preciso pagar para reclamar?
Quem pode fazer uma reclamação?
Por que eu preciso informar meu CPF?
Como eu faço para publicar uma reclamação?
Não encontrei a empresa que quero reclamar! O que eu faço?
Whatsapp do Reclame AQUI
O que é uma reclamação por Whatsapp?
Preciso ter cadastro no Reclame AQUI para reclamar?
Como faço para publicar uma reclamação pelo Whatsapp?
Como vou ter o retorno da empresa?
Consigo avaliar ou responder a empresa por Whatsapp?
A empresa que eu quero reclamar não está na lista do Whatsapp, e agora?
Como a empresa vai saber sobre a minha reclamação?
Como conseguir mais informações sobre o Whatsapp do Reclame AQUI?
Após publicar uma reclamação
Já fiz a minha reclamação, o que faço agora?
O Reclame AQUI não analisa as reclamações?
Como é definido o status de uma reclamação?
Quando devo fazer uma réplica?
Por quanto tempo a minha reclamação fica no site?
Por que minha reclamação foi editada pelo Reclame AQUI?
Como faço para avaliar uma reclamação?
Recebi uma ligação do Reclame AQUI para resolver o meu caso? São vocês?
Por que o Reclame AQUI desativou minha reclamação?
Como faço para desativar uma reclamação?
Posso reativar a minha reclamação?
Reputação das empresas
Quem avalia a empresa?
O que são abas de reputação?
O que são status de reputação?
Como funcionam os critérios para avaliação das empresas?
O que é o selo RA 1000
Já tenho os índices necessários para o Selo RA 1000, mas a reputação não atualizou no site, como faço?
O que significa a reputação “em análise”?
Por que existem empresas “sem índice”?
Como funciona a página de ranking?
Como são definidas as melhores e piores empresas em um ranking?
Sou empresa
Eu não pedi o cadastro da minha empresa, por que eu estou no Reclame AQUI?
Não tenho login e senha de acesso a área da empresa, como faço?
Não sou notificado quando um consumidor posta uma reclamação, o que faço?
Como posso alterar ou incluir e-mails no cadastro de minha empresa?
Agora as logos das marcas são exibidas no Reclame AQUI?
Quantas visitas recebo na minha página no Reclame AQUI?
Quais informações posso colocar no Reclame AQUI?
Posso compartilhar minha reputação no meu site?
Tive uma reclamação publicada por um usuário que não é cliente. O que posso fazer?
A reclamação é de outra empresa. O que devo fazer?
Quando tenho uma avaliação, para que mês é contabilizado?
Minha conta
Não tenho mais acesso a minha conta, como faço para entrar?
Meus dados estão expostos no Google, o que faço
Selo verificada
Quero saber o que é o selo Verificada?
RA Trustvox
O que é RA Trustvox?
Como é publicado um review?
Como é calculada a nota do review?
Prêmio ReclameAQUI
Quero saber o que é o Prêmio ReclameAQUI
Sobre o Reclame AQUI
O que é o Reclame AQUI
O Reclame AQUI é o canal OFICIAL do consumidor brasileiro! Ele atua como um canal independente de comunicação entre consumidores e empresas.
Ao contrário do que muitos pensam, o Reclame AQUI não é apenas um site de reclamações, mas sim um site de pesquisa! Você sabia que mais de 92% dos consumidores usa o nosso site para pesquisar a reputação de uma empresa antes de fazer uma compra?
A partir de um problema com uma companhia aérea, que resultou em uma perda de negócios, Maurício Vargas, presidente do Reclame AQUI, procurou pelos serviços de atendimento ao consumidor da empresa para expor a sua indignação e ela não correspondeu.
A partir daí, Maurício notou a necessidade da criação de um canal em que o consumidor pudesse expor os problemas e a ineficiência dos canais de atendimento das empresas e assim surgiu o Reclame AQUI, que atualmente é considerado uma das principais fontes de informações sobre consumo do mundo.
Como funciona o Reclame AQUI?
O Reclame AQUI é um canal muito importante para que o consumidor consiga resolver os seus problemas com as empresas, mas muito mais do que isso, o Reclame AQUI é um site de pesquisa usado por milhões de consumidores antes de fazerem uma compra ou fecharem um negócio, por isso é muito importante que algumas orientações básicas sejam seguidas, para que o processo de reclamação seja justo e honesto!
A reputação das empresas é calculada de forma automatizada pelo Reclame AQUI, não havendo interferência manual na apuração dos dados ou atualização dos índices. Saiba mais como calcular a sua reputação clicando AQUI.
O Banco de dados do Reclame AQUI é totalmente sigiloso e não comercializável e os dados das empresas e dos consumidores que estão cadastrados no site servem apenas para possibilitar o acesso e atendimento entre as duas partes.
O Reclame AQUI fará a seu critério a divulgação na mídia e encaminhamento das reclamações aos órgãos e autoridades que possam colaborar na defesa dos interesses coletivos.
Todas as informações de origem das mensagens dos consumidores ficam armazenadas no nosso banco de dados e todo o conteúdo público do site é indexado automaticamente pelo Google e outros buscadores.
Sempre lembrando que os seus dados pessoais não são expostos publicamente, desde que não sejam inseridos por consumidor ou empresa no corpo do texto público. Se seus dados estão expostos clique AQUI.
O Reclame AQUI não aceita participações anônimas ou registradas como apelidos, pois todas as reclamações são assinadas e de responsabilidade dos interessados.
Você também não deve postar reclamações contra pessoas físicas ou de caráter político.
É importante saber que temos um Termo de Uso e que todo usuário deve conhece-lo.
Agora é só navegar, pesquisar, se informar e caso tenha algum problema na sua compra ou contratação de um serviço, claro, reclamar!
Boa sorte!
Publicando uma reclamação
Preciso fazer um cadastro para reclamar?
Para reclamar basta ter um cadastro em nosso site, já que sem ele você não conseguirá postar uma reclamação. E não custa lembrar: nós não cobramos nada por isso! Clique AQUI e faça o seu cadastro agora mesmo!
É muito importante manter seu cadastro atualizado.
Como escrever uma boa reclamação?
É muito importante que você faça a reclamação com o que está ocorrendo, relate tudo pois a empresa precisa saber que houve a relação de consumo ou uma tentativa. Seja detalhista, mas de uma forma direta e objetiva.
Nunca coloque seus dados pessoais (CPF, Telefone, dados bancários, números de contratos, etc.), e nem nome completo das pessoas envolvidas.
Quanto maior a quantidade de informações referentes ao caso, mais rápido fica para a sua reclamação ser respondida.
Algumas empresas solicitam informações adicionais na hora que você está preenchendo o formulário para reclamar. Preencha tudo que eles solicitam, assim agiliza o processo!
Uma dica é: cuidado com as palavras de baixo calão, algumas podem ser editadas pelo filtro automático do Reclame AQUI.
Clique AQUI para procurar a empresa que deseja reclamar!
Boa sorte!
Eu preciso pagar para reclamar?
Claro que não! O Reclame AQUI é totalmente gratuito, tanto para o usuário que quer reclamar, como para a empresa que quer responder.
Se você ainda não é cadastrado Clique AQUI e faça seu cadastro.
Você representa uma empresa? Clique AQUI para ter acesso a área da empresa.
Quem pode fazer uma reclamação?
Qualquer cidadão brasileiro maior de 18 anos e cadastrado com CPF válido no site do Reclame AQUI pode fazer uma reclamação.
Além dos dois fatores mencionados, é importante lembrar que para reclamar você deve ter uma relação de consumo ou comercial com a empresa reclamada.
Quer fazer a reclamação? Clique AQUI
Por que eu preciso informar meu CPF?
Pense no CPF como uma chave para fazer a sua reclamação. Ele é necessário para a identificação única e segura do seu cadastro. O seu CPF só será disponibilizado para a empresa responsável pelo atendimento de sua reclamação. Com isso a sua identificação é feita pela empresa de forma rápida e ágil.
O cadastro com o CPF ainda assegura que todas as reclamações sejam autênticas, inibindo a prática da criação de perfis e reclamações falsas.
Como eu faço para publicar uma reclamação?
Fazer uma reclamação no Reclame AQUI é muito simples!
Vamos lá: primeiro, procure a empresa que você quer reclamar e clique em buscar. Caso você não encontre a empresa, não tem problema, Clique AQUI, e solicite o cadastramento dessa empresa.
Cadastre a sua reclamação:
O segundo passo é a mão na massa! Preencha todos os campos da sua reclamação, como título, assunto, sentimento e a sua própria reclamação, é claro! Quanto mais claro e objetivo você for, mais fácil fica para a empresa resolver o seu problema. Fica a dica: nunca coloque seus dados pessoais na reclamação. Clique AQUI e saiba mais.
Identifique-se e finalize a sua reclamação:
Confira se a sua reclamação está de acordo com o que você quer transmitir, se identifique no site fazendo o login ou se cadastrando. Pronto, a sua reclamação está publicada!
E agora?
A sua parte está feita. Agora é a vez da empresa reclamada, que já recebeu uma notificação referente à sua reclamação, fazer a parte dela.
Enquanto você não recebe a sua resposta, espalhe a sua reclamação pelas redes sociais para que ela ganhe ainda mais visibilidade!
Muito fácil, né?
Caso você ainda tenha alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente. Clique AQUI e fale com o nosso time!
Não encontrei a empresa que quero reclamar! O que eu faço?
O Reclame AQUI tem uma enorme quantidade de empresas cadastradas, mas pode acontecer de você não encontrar o perfil de uma empresa no site. Para incluir a empresa desejada, é importante ter em mãos alguns dados para solicitar o cadastro pra gente.
Os dados são: CNPJ, nome da empresa, site e um e-mail.
Clique AQUI e solicite o cadastro da empresa! Ao solicitar utilizando o CNPJ, o cadastro será feito automaticamente.
Conte com a gente!
Whatsapp do Reclame AQUI
O que é uma reclamação por Whatsapp?
Agora você pode publicar uma reclamação para as empresas pelo Whatsapp. Essa é mais uma funcionalidade que já está disponível no Reclame AQUI!
Para registrar a sua reclamação é bem simples! Veja:
Mande a mensagem “quero reclamar” para o número (11) 9 7062-2753 para iniciar a conversa com o Reclame AQUI e receber as instruções via bot do RA:
Informar o nome da empresa e, por meio de uma lista, escolher uma opção disponível;
Enviar o título de sua reclamação;
Enviar o conteúdo completo de sua reclamação;
Confirmar o conteúdo ou alterá-lo;
Fazer login no site Reclame AQUI;
Pronto! Reclamação publicada com sucesso.
Sua reclamação já estará pública em nosso site!
Preciso ter cadastro no Reclame AQUI para reclamar?
Sim! Uma das etapas para que você possa registrar a reclamação é utilizar o seu login e senha no Reclame AQUI.
Caso ainda não tenha um cadastro, faça agora!
Como faço para publicar uma reclamação pelo Whatsapp?
Assim que você adiciona o número de Whatsapp do Reclame AQUI, basta encaminhar uma mensagem para iniciar uma conversa automatizada;
O Whatsapp do Reclame AQUI, então, dá as boas-vindas e pergunta para você o nome da empresa que você quer reclamar. Nesta parte, basta enviar o nome da empresa que você quer reclamar;
Assim que você envia o nome da empresa, o Whatsapp do Reclame AQUI responde para você com uma lista contendo as opções de empresas que têm o nome que você digitou. É só enviar o número que corresponde à empresa que você está procurando;
Depois que você envia o número que corresponde à empresa, é necessário enviar o título da sua reclamação. Lembre-se de não enviar um título muito longo;
Agora você deve enviar o texto da sua reclamação. Não poste dados pessoais, palavrões ou algo que impute crime. Foque no problema para melhor entendimento de quem vai atender sua reclamação;
Quase lá! Depois de enviar o título e o texto, agora você precisa confirmar se está tudo certo. Se estiver, basta selecionar o número 1, para publicar a reclamação. Você ainda consegue fazer alteração no título ou no texto nesta parte, antes de publicar;
Por fim, para publicar a reclamação, você deverá fazer login no site Reclame AQUI. Então, clique no link para ser redirecionado para o site Reclame AQUI, coloque seu e-mail e senha, faça o login e aguarde alguns segundos. Pronto! Sua reclamação foi publicada com sucesso! Você receberá no próprio Whatsapp o link da sua reclamação já publicada. :-)
Como vou ter o retorno da empresa?
Se a empresa responder a sua reclamação em até 24 horas, você receberá um aviso pelo Whatsapp, caso contrário, notificaremos por e-mail.
Consigo avaliar ou responder a empresa por Whatsapp?
Neste primeiro momento, não. Será necessário acessar o site para interagir em sua reclamação.
Mas já temos projetos futuros para que os consumidores possam fazer tudo pelo Whatsapp!
A empresa que eu quero reclamar não está na lista do Whatsapp, e agora?
Embora a gente tenha uma enorme quantidade de empresas registradas, pode acontecer de justamente a que você teve problemas ainda não ter um perfil no site. Mas, não se preocupe, você poderá solicitar o cadastro desta empresa neste link.
Como a empresa vai saber sobre a minha reclamação?
Ela será comunicada por e-mail. Além disso, as empresas também possuem uma área exclusiva para responder todas as reclamações no site.
Lembrando que quem responde a sua reclamação é a própria empresa, e não o Reclame AQUI.
Como conseguir mais informações sobre o Whatsapp do Reclame AQUI?
Por meio do FAQ do Whatsapp, é possível ter acesso às dúvidas voltadas para as empresas, como, por exemplo, se altera algo no fluxo de resposta para o consumidor.
Para ter acesso ao conteúdo completo do FAQ, clique no link abaixo:
FAQ Whatsapp do Reclame AQUI
Após publicar uma reclamação
Já fiz a minha reclamação, o que faço agora?
A sua parte está feita. Agora é necessário aguardar a empresa responder e fazer a parte dela.
Assim que você postou a reclamação a empresa reclamada foi notificada através de um e-mail.
Se a empresa respondeu e você tem dúvidas de como prosseguir, Clique AQUI!
O Reclame AQUI não analisa as reclamações?
O Reclame AQUI não realiza nenhum tipo de análise prévia na reclamação, ou seja, antes dela ser publicada no site.
É um direito do consumidor expor sua insatisfação em uma relação de consumo com determinada empresa.
Entretanto, alguns termos pejorativos (‘crime’, ‘lesado’, por exemplo) podem ser editados automaticamente.
Além disso, quando uma reclamação infringe os Termos de uso do Reclame AQUI, tanto empresas como consumidores podem entrar em contato conosco solicitando a moderação do conteúdo inadequado.
Como é definido o status de uma reclamação?
A reclamação no Reclame AQUI possui diferentes status, entenda melhor:
A carinha vermelha significa que a reclamação foi postada, mas ainda não foi respondida;
A carinha azul significa que a reclamação foi respondida pela empresa;
O ícone amarelo significa que a reclamação foi respondida pela empresa, mas o reclamante/empresa fez uma réplica após a resposta;
A carinha verde significa que a reclamação foi respondida pela empresa e o reclamante avaliou dizendo que o problema foi resolvido;
A carinha roxa significa que a reclamação foi respondida pela empresa e o reclamante avaliou dizendo que o problema não foi resolvido.
Quando devo fazer uma réplica?
Sempre que a empresa responder a sua reclamação você pode fazer a réplica ou avaliar (clique AQUI).
A réplica sempre será pública, por isso é importante que ela mostre de uma forma clara se a empresa está ou não resolvendo o seu caso.
Caso a sua réplica não seja respondia, talvez seja melhor não insistir. Você pode postar uma nova reclamação, mas se for sobre o mesmo problema, é necessário desativar a primeira, para evitar a publicação de reclamações em duplicidade.
Assim como na reclamação, nunca forneça dados pessoais através da réplica!
Para entender melhor consulte o Termos de uso, no artigo 5.8 item G.
Por quanto tempo a minha reclamação fica no site?
Uma reclamação que esteja de acordo com os termos de uso da nossa plataforma somente é desativada se o próprio consumidor solicitar. Se essa solicitação não acontecer, a reclamação sempre permanecerá publicada e disponível para leitura.
No entanto, quando a reclamação completa 3 anos, contados desde a sua publicação, ela automaticamente passa a não contabilizar mais na aba Geral de reputação da empresa.
Por que minha reclamação foi editada pelo Reclame AQUI?
Quando no conteúdo de uma reclamação foram utilizados termos pejorativos, ou publicados dados pessoais e particulares de terceiros, o Reclame AQUI pode realizar a edição dessas informações.
Sempre zelamos por todas as informações disponibilizadas no site!
Como faço para avaliar uma reclamação?
Parabéns! Nós sempre orientamos que você avalie a sua reclamação após o desfecho do seu caso, pois assim você compartilha a sua experiência com outros consumidores!
Para avaliar é bem simples, mas a reclamação deve estar respondida pela empresa.
Segue o passo a passo:
Clique em “Minhas reclamações”, na Área do Consumidor;
Localize a reclamação que quer avaliar”;
Clique em “Responder/Avaliar”;
Responda se o seu problema foi resolvido ou não;
Caso seja resolvido, faça uma consideração sobre o atendimento, conceda uma nota e diga se você voltaria a fazer negócio com a empresa;
Caso o seu problema não seja resolvido, você pode fazer uma réplica (Clique AQUI e saiba como) e continuar com a reclamação aberta esperando o atendimento da empresa ou apenas avaliar o atendimento e fazer sua consideração final!
Feito! Agora sua avaliação já está contabilizando para a reputação da empresa.
Saiba mais como a reputação é calculada Clique AQUI
Recebi uma ligação do Reclame AQUI para resolver o meu caso? São vocês?
Nós, do Reclame AQUI, não ligamos para nenhum consumidor que tenha postado uma reclamação.
Por sermos apenas um canal de comunicação entre o usuário do site e a empresa, nós não temos acesso aos processos internos de cada uma.
Muitas empresas possuem equipes especializadas nas tratativas das reclamações, e muitas vezes essas equipes, ao se identificarem, não deixam claro que são da empresa reclamada, deixando a entender que são do Reclame AQUI.
Então vai a dica, se ligarem e falarem que é do Reclame AQUI, desconfie!
Por que o Reclame AQUI desativou minha reclamação?
É muito importante saber que o Reclame AQUI tem um Termo de Uso, que deve ser respeitado por todos que utilizam o serviço, consumidores e empresas.
Quando uma reclamação infringe as regras do site, ela se torna passível de desativação.
Nenhuma desativação ocorre de forma automática, e somente o Reclame AQUI e o próprio consumidor, que postou a reclamação, podem desativá-la.
Por isso, quando uma reclamação infringe os Termos de Uso, a empresa pode solicitar ao Reclame AQUI que analise a publicação e, caso necessário, desative a reclamação.
Como faço para desativar uma reclamação?
O Reclame AQUI, muito além de ser um site de reclamações, é um site de pesquisa, e por isso é muito importante que você deixe a sua reclamação no site, para que outros consumidores possam ler o seu problema e descobrir se ele foi solucionado pela empresa em questão.
Mas é claro, você tem todo o direito de retirar a sua reclamação do ar! O procedimento é bem simples:
Acesse a reclamação na Área do Consumidor, em “Minhas reclamações”, no topo superior direito do site;
Clique no ícone vermelho ao lado direito da reclamação;
Pedido feito! Após o envio, em até 24 horas a sua reclamação será desativada.
Se estiver na dúvida entre retirar ou não, clique AQUI e entenda um pouco mais!
Posso reativar a minha reclamação?
Você pode, mas para reativar é preciso que a reclamação esteja avaliada.
As reclamações desativadas que não tenham avaliação, não podem ser reativadas, neste caso a sugestão é: poste novamente e aguarde a empresa responder!
Se você tem alguma reclamação avaliada que gostaria de reativar o passo a passo é bem simples:
Clique em “Minhas reclamações”, na Área do Consumidor;
Clique em “Minhas reclamações desativadas”;
Clique em “Reativar”;
Perfeito! Você já reativou a reclamação.
Sempre que houver dúvida em relação a desativar ou não a reclamação, clique AQUI e entenda melhor porque não orientamos a desativação das reclamações
Reputação das empresas
Quem avalia a empresa?
A reputação da empresa é gerada a partir das avaliações dos consumidores que publicaram uma reclamação contra uma determinada empresa.
O Reclame AQUI apresenta a reputação de 3 formas: na aba de 6 meses, aba de 12 meses e na aba geral.
Clique AQUI e veja o que corresponde cada ABA de reputação.
As reclamações desativadas que não tenham avaliação, não podem ser reativadas, neste caso a sugestão é: poste novamente e aguarde a empresa responder!
É importante lembrar que o consumidor só pode avaliar o atendimento após uma resposta pública da empresa, mas os prazos abaixo também precisam ser considerados:
Empresas com menos de 50% das reclamações respondidas:* o consumidor consegue avaliar, mesmo sem a reposta pública da empresa, após 3 dias corridos da publicação.
Empresas com mais de 50% das reclamações respondidas:* o consumidor consegue avaliar, mesmo sem a resposta pública da empresa, após 30 dias corridos da publicação.
Obs 1: a regra da porcentagem de reclamações respondidas é considerada em qualquer uma das abas do painel de reputação;
Obs 2: as reclamações avaliadas sem uma resposta pública da empresa terão o status atualizado para “Avaliada”, mas irão continuar contabilizando como "Não respondidas” para as empresas.
O que são abas de reputação?
No site do Reclame AQUI na página da empresa que deseja pesquisar ou reclamar, você terá acesso a 5 abas.
Cada aba apresenta indicadores do período correspondente, considerando sempre o último mês fechado. O mês atual sempre será disponibilizado na virada do mês seguinte.
São elas:
6 meses;
12 meses;
Ano passado;
Ano retrasado;
Aba Geral;
*importante: todas as reclamações nas abas são reclamações ativas nos determinados períodos.
A aba padrão que apresentamos quando você acessa a página de uma empresa é a de 6 meses. Mas se a empresa não tiver uma quantidade suficiente de avaliações para uma reputação na aba de 6 meses, será apresentada a aba de 12 meses como padrão.
Essa regra só se aplica se, na aba de 12 meses a empresa também tiver uma reputação diferente de "Sem Índice", ou seja, se tiver uma reputação “Não Recomendada”, “Ruim”, “Regular”, “Bom”, “Ótimo” ou “RA1000”. Caso contrário, permanece a reputação exibida na aba de 6 meses.
O que são status de reputação?
A reputação das empresas é baseada nas avaliações de cada consumidor que reclamou para a determinada empresa. (Clique AQUI e saiba mais)
Classificamos as reputações em:
Selo RA 1000 - Clique AQUI e saiba mais
Ótimo
Bom
Regular
Ruim
Não recomendado
Sem índice - Clique AQUI e saiba mais
Empresa em análise - Clique AQUI e saiba mais
Para entender os critérios de cada uma clique AQUI
Como funcionam os critérios para avaliação das empresas?
Baseado nas avaliações dos consumidores, o Reclame AQUI analisa alguns critérios para a formulação da reputação. São eles:
Índice de Resposta (IR) - Porcentagem de reclamações respondidas, sendo que apenas a primeira resposta é considerada;
Média das Avaliações (Nota do Consumidor) (MA) - Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à média aritmética das notas (variando de 0 a 10) concedidas pelos reclamantes para avaliar o atendimento recebido.
Índice de Solução (IS) - Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, consideraram que o problema que originou a reclamação foi resolvido. Essas reclamações são representadas pelo ícone de status verde. (Clique AQUI e saiba mais);
Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) (IN) - Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, informaram que, sim, voltariam a fazer negócios com a empresa.
Para cálculo da Avaliação do Reclame AQUI (AR) é feita uma média ponderada baseada nestes critérios acima.
Todos os critérios possuem valores que variam de 0 a 100, com exceção da Média (varia de 0 a 10), assim o valor da média das avaliações é multiplicado por 10, para estar na mesma escala das demais.
Os critérios possuem pesos distintos, conforme segue abaixo:
Índice de Resposta - Peso 2
Média das Avaliações (Nota do Consumidor) - Peso 3
Índice de Solução - Peso 3
Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) - Peso 2
Assim a fórmula para obtenção da Avaliação do Reclame AQUI é a seguinte:
AR = ((IR * 2) + (MA * 10 * 3) + (IS * 3) + (IN * 2)) / 100
Para 8 =< AR <= 10 , ÓTIMO
Para 7 =< AR <= 7.9 , BOM
Para 6 =< AR <= 6.9 , REGULAR
Para 5 =< AR <= 5.9 , RUIM
Para AR < 5 , NÃO RECOMENDADA
Essa fórmula só é aplicada se a empresa passar por 2 avaliações prévias:
Possuir índice de resposta superior à 50%. Se possuir um índice de resposta inferior a 50%, ela automaticamente é categorizada como NÃO RECOMENDADA. Isso é feito para garantir que empresas que não respondem a seus consumidores não sejam beneficiadas, pois todos os parâmetros analisados são obtidos a partir do atendimento realizado pelas empresas;
Possuir um número de avaliações igual ou superior a 10. Se possuir menos, a empresa ficará com reputação SEM ÍNDICE.
O que é o selo RA 1000?
O Selo RA 1000, foi criado com o objetivo de premiar empresas que possuem excelentes índices de atendimento no Reclame AQUI.
Empresas que possuem este selo, demonstram a seus consumidores o compromisso que possuem com seu pós-venda, elevando o grau de confiança em sua marca, serviços e produtos.
Para que uma empresa seja qualificada com o selo RA 1000, é necessário atender aos 5 critérios listados abaixo:
Possuir um número de avaliações igual ou superior a 50;
Possuir Índice de Resposta igual ou superior a 90%;
Possuir Índice de Solução igual ou superior a 90%;
Possuir Média das Avaliações (Nota do consumidor) igual ou superior a 7;
Possuir Índice de Novos Negócios (voltaria a fazer negócios) igual ou superior a 70%.
Nenhuma empresa que atinge tal patamar recebe o selo de forma imediata.
Aquelas que atingem os critérios objetivos necessários para obtenção do selo pela primeira vez, passam por uma auditoria técnica antes da concessão do selo, que avalia diversos aspectos no conjunto de reclamações, inclusive as desativações.
Isso evita que empresas que tenham de alguma forma burlado as regras, sejam qualificadas como RA 1000.
Empresas que apresentam histórico de análise em sua reputação, não estão aptas ao Selo RA 1000 por um período de 1 ano, desde a regularização da reputação.
Caso haja dúvidas entre em contato conosco Clique AQUI!
Já tenho os índices necessários para o Selo RA 1000, mas a reputação não atualizou no site, como faço?
As empresas que atingem os critérios necessários para obtenção do Selo RA 1000 pela primeira vez, passam por uma auditoria técnica antes da concessão do selo.
Isso evita que empresas que tenham de alguma forma burlado as regras, sejam qualificadas como RA 1000.
Além disso, empresas que apresentam histórico de análise em sua reputação, não estão aptas ao Selo RA 1000 por um período de 1 ano, desde a regularização da reputação.
Caso haja dúvidas entre em contato conosco Clique AQUI.
O que significa a reputação “em análise”?
Todas as empresas cadastradas no Reclame AQUI, em algum momento, passam por uma auditoria em suas reclamações.
Essa auditoria tem por objetivo zelar por todas as informações publicadas no site, e por isso são analisadas todas as reclamações e os registros relacionados a elas.
Caso seja confirmado que o registro indevido causou algum impacto no cálculo de reputação, a empresa terá sua reputação suspensa no Reclame AQUI, sendo apresentada como “Em Análise”
A suspensão da reputação será mantida conforme os períodos mencionados abaixo:
Penalização Leve: 30 dias de Reputação Suspensa
Casos onde os indicadores de reputação da empresa tiveram alguma variação por conta do registro indevido.
Penalização Média: 60 dias de Reputação Suspensa
Casos onde a quantidade de registros indevidos ultrapassou 10% do montante total de avaliações da aba de 6 meses.
Penalização Grave: 90 dias de Reputação Suspensa
Casos onde a quantidade de registros foi o suficiente para alterar a classificação de reputação da empresa (Ex: de Ruim para Regular, de Regular para Bom, de Bom para Ótimo, de Ótimo para RA1000, etc).
Caso o problema não seja sanado dentro do prazo de suspensão ou sejam encontradas novas inconformidades, o prazo poderá ser prorrogado.
Portanto, quando a reputação de uma empresa apresentar a informação “Em Análise”, fique atento!
Por que existem empresas “sem índice”?
Existe todo um processo e vários fatores que são considerados pelo Reclame AQUI para realização do cálculo de reputação das empresas.
Para entender melhor como a reputação de uma empresa é calculada, Clique AQUI.
Quase todos os índices considerados, com exceção da % de reclamações respondidas, dependem da avaliação dos próprios consumidores.
Por isso, quando uma empresa não tem pelo menos 10 reclamações avaliadas, ela fica “sem índice”, já que ainda não temos conteúdo suficiente para calcular uma reputação. Por isso a sua avaliação é tão importante! Clique AQUI e saiba como avaliar.
Como funciona a página de ranking?
A página de ranking do Reclame AQUI é muito importante para aqueles que querem ver como está a situação das empresas no site, em que colocação elas estão e descobrir como vai o seu atendimento.
Cada ranking segue uma série de critérios, conforme descrito abaixo:
Melhores Índices de Solução:
Empresa cadastrada há mais de um ano;
Mínimo de 100 reclamações;
Acima de 50% das reclamações avaliadas;
Período das reclamações: últimos 6 meses;
Melhores Índices de Novos Negócios:
Empresa cadastrada há mais de um ano;
Mínimo de 100 reclamações;
Acima de 50% das reclamações avaliadas;
Período das reclamações: últimos 6 meses;
Melhores Nota Médias:
Empresa cadastrada há mais de um ano;
Mínimo de 100 reclamações;
Acima de 50% das reclamações avaliadas;
Período das reclamações: últimos 6 meses;
Mais reclamadas nos últimos 6 meses:
Período das reclamações: últimos 6 meses;
Mais reclamadas nos últimos 30 dias:
Período das reclamações: últimos 30 dias;
Empresas recém cadastradas com mais reclamações:
Empresas cadastradas há 60 dias;
Como são definidas as melhores e piores empresas em um ranking?
Utilizando como referência os últimos 6 meses, estas são as regras para montagem das listas de melhores e piores
Melhores empresas:
Apenas empresas com as reputações RA1000, Ótimo e Bom podem aparecer em listas de melhores empresas
Critérios de ordenação e desempate:
Reputação, sendo em primeiro todas as RA 1000, seguidas pelas Ótimas, e depois as Boas;
Para o desempate com aquelas com a mesma reputação serão usados os critérios abaixo, em sequência, até que o desempate ocorra:
Atual campeã do Prêmio ReclameAQUI
Indicada para o Prêmio ReclameAQUI
Maior Índice de Solução
Maior nota média
Maior Índice de Novos Negócios
Maior volume de reclamações
Randômico a cada geração
Piores empresas:
Apenas empresas com as reputações Não Recomendada, Ruim e Em Análise aparecerão em listas de piores empresas
Critérios de ordenação e desempate:
Reputação, sendo em primeiro todas as Em Análise, posteriormente as Não Recomendadas, seguidas pelas Ruins.
Para o desempate com aquelas com a mesma reputação serão usados os critérios abaixo, em sequência, até que o desempate ocorra:
Menor Índice de Solução
Menor nota média
Menor Índice de Novos Negócios
Maior volume de reclamações
Randômico a cada geração
Sou empresa
Eu não pedi o cadastro da minha empresa, por que eu estou no Reclame AQUI?
No Reclame AQUI o cadastro de uma empresa pode ser realizado por uma solicitação de um usuário (reclamante), da própria empresa (reclamada) ou por iniciativa do Reclame AQUI. Clique AQUI e saiba mais.
O usuário que desejar reclamar de um fornecedor de produtos e/ou serviços, pode solicitar o cadastro de um fornecedor (empresa) para publicar uma reclamação, exercendo assim direitos que são garantidos pela legislação brasileira.
Por isso quando ele procura uma empresa que ainda não está cadastrada, ele pode clicar neste link e solicitar o cadastro.
Uma vez cadastrada no Reclame AQUI, o perfil da empresa permanecerá disponível para que os consumidores possam registrar suas reclamações.
Não tenho login e senha de acesso a área da empresa, como faço?
Para solicitar os dados de acesso da sua empresa, é simples. Basta acessar este link e informar o nome da empresa de acordo com o que aparece em seu perfil no Reclame AQUI.
Depois, o site irá reenviar o login e a senha para o e-mail cadastrado. Mas se você não conseguir localizar a empresa ou não receber o e-mail com os dados, não se preocupe. Entre em contato com a nossa central de atendimento clicando AQUI
É através dos e-mails de contato que o Reclame AQUI alerta as empresas quanto a novas reclamações, alterações de edição ou desativação das postagens e envio de login e senha de acesso para a área da empresa.
Por isso é muito importante que o e-mail de sua empresa em nosso cadastro sempre seja um e-mail válido e atualizado.
Conte com a gente!
Não sou notificado quando um consumidor posta uma reclamação, o que faço?
Primeiro passo é saber qual é o e-mail que está cadastrado para sua empresa.
Toda notificação que o Reclame AQUI envia às empresas é feita pelo e-mail cadastrado.
Entre em contato com nosso time AQUI para atualização dos seus dados e passe a ser notificado.
Como posso alterar ou incluir e-mails no cadastro de minha empresa?
Você pode atualizar os e-mails de contato da sua empresa, acessando a sua área e utilizando o menu lateral "Configurações". Em seguida, clique em "Alterar/Excluir E-mails".
Você pode colocar até 3 e-mails de contato da sua empresa, preferencialmente de domínio próprio (ex: atendimento@nomedaempresa.com.br).
Importante saber que estes e-mails serão utilizados para recebimentos de informações do Reclame AQUI, como novas reclamações publicadas ou redefinição de senha. Então sempre mantenha atualizado!
Quantas visitas recebo na minha página no Reclame AQUI?
No Reclame AQUI, muitas empresas recebem mais acessos de consumidores que estão pesquisando sobre sua marca do que reclamações.
Por isso, a partir de agora todas as empresas têm disponível o número de visualizações da página nos últimos 12 meses. Essa informação é atualizada todos os dias e leva em consideração as visualizações únicas. Para saber como esse número pode ajudar sua empresa, clique AQUI.
Quais informações posso colocar no Reclame AQUI?
Para deixar a página da empresa mais personalizada e com informações que podem ajudar o consumidor a entender mais sobre a empresa, é possível colocar alguns dados:
Sobre: adicione uma descrição institucional na sua página do Reclame AQUI, falando um pouco mais sobre sua marca, como história e valores. Aproveite para colocar também seu CNPJ. O limite de caracteres é 400 caracteres.
Endereço: Insira o endereço do seu estabelecimento para que os consumidores encontrem com maior facilidade, através do Google Maps.
Caso tenha alguma dúvida, é só falar com o nosso time, clique AQUI
Posso compartilhar minha reputação no meu site?
Não só pode como deve! Vai ser ótimo mostrar para as pessoas como anda sua reputação no Reclame AQUI.
Para ter seu selo de reputação do RA no seu site ou em qualquer comunicação que você faça com o consumidor, você precisa:
Acessar a área de sua empresa;
Na lateral esquerda, acessar o botão Compartilhar reputação;
Escolher o formato da imagem que deseja baixar;
Aceitar os termos;
Prontinho, imagem baixada. Agora é só copiar e colar o código gerado e inserir em seu site e plataformas digitais!
Caso tenha alguma dúvida, é só falar com o nosso time, clique AQUI
Agora as logos das marcas são exibidas no Reclame AQUI?
Sim. Algumas logos já são exibidas nas Brand Pages de algumas empresas dentro do site Reclame AQUI.
Caso a sua empresa ainda não tenha nenhuma logo cadastrada, e tenha interesse em exibir no site, poderá solicitar a inclusão pelo e-mail cadastro@reclameaqui.com.br.
O arquivo deverá ser em PNG ou JPG com dimensão de 150x150px.
Porém, se a sua empresa já estiver com a logo cadastrada e deseja apenas retirá-la, basta entrar em contato pelo mesmo e-mail.
Tive uma reclamação publicada por um usuário que não é cliente. O que posso fazer?
O site Reclame AQUI em alguns casos permite que amigos ou familiares postem uma reclamação em nome do titular da compra, desde que o titular esteja ciente da postagem e o reclamante esteja com o cadastro regular dentro do site.
Nesses casos, a empresa pode entrar em contato com o reclamante através dos dados de contato que o site Reclame AQUI fornece e identificar quem é o titular da compra ou serviço para dar sequência ao atendimento..
Reclamações em que o titular da compra não autorizou a postagem são desativadas, assim como aquelas em que não há uma relação de consumo ou comercial entre as partes, ou seja, a reclamação não se refere a uma relação existente com a empresa independente do reclamante ser o titular ou não.
A reclamação é de outra empresa. O que devo fazer?
As empresas são cadastradas no site Reclame AQUI utilizando seu nome fantasia.
Existem várias empresas que possuem o nome fantasia parecidos ou até mesmo iguais, por isso é comum que consumidores se enganem no momento da postagem e acabem reclamando para a empresa errada.
Podemos resolver facilmente esse problema, migrando a reclamação para a empresa correta.
Neste caso, é muito importante que você acesse a sua área da empresa e observe se está disponível o "botão de moderação". Se não o localizar, acione nosso time AQUI.
Através deste botão você vai solicitar a transferência da reclamação para a empresa correta, mas é importante solicitar através da área da empresa. Nossa equipe fará a transferência em até 2 dias úteis.
Só aceitaremos transferências para outras empresas de reclamações que foram postadas no período de 15 dias, pois julgamos que se a transferência ocorrer além desse prazo, a empresa que for receber ficará prejudicada na tratativa.
Além disso, a reclamação não poderá estar respondida pela empresa. Isso porque, ao responder a reclamação, ainda que apenas para informar o consumidor de que se trata da empresa errada, a resposta inviabiliza a migração dessa postagem para outra empresa.
Quando tenho uma avaliação, para que mês é contabilizado?
Toda reclamação avaliada é contabilizada para o mês em que ela foi postada, ou seja, se a minha empresa recebeu uma reclamação em janeiro e o cliente só veio a avaliou em novembro, esta nota vai fazer parte da reputação de janeiro.
Minha conta
Não tenho mais acesso a minha conta, como faço para entrar?
É cadastrado no Reclame AQUI, mas não lembra quais são os dados do seu acesso? Clique neste link para fazer a recuperação do seu cadastro.
Tentou recuperar os dados do seu cadastro, mas não conseguiu seguir com o processo de recuperação? Clique AQUI, informe o seu CPF e responda ao questionário. É bem rápido!
Tentou recuperar os dados do seu cadastro e não conseguiu? Clique AQUI, e informe o seu CPF e um novo e-mail de contato, para que possamos te ajudar na recuperação do cadastro. Se você for uma empresa que precisa recuperar os dados de acesso, Clique AQUI.
Precisa ajustar algum dado pessoal no seu cadastro? Acesse a sua área do consumidor e procure no menu por "Configurações". Mas é bom saber que só é possível fazer a alteração dos seguintes dados: e-mail, senha, telefone, gênero e cidade. Já informações mais sensíveis como nome, CPF e data de nascimento não podem ser editadas, por uma questão de segurança e integridade do seu cadastro. Caso tenha alguma dúvida sobre isso, entre em contato, Clique AQUI.
Meus dados estão expostos no Google, o que faço?
O Reclame AQUI não divulga e nem expõem os dados do usuário em sites de busca.
Os seus dados pessoais são expostos, pois em algum momento, seja na reclamação, na réplica ou na consideração final, alguma das partes (reclamantes ou reclamado) acabou mencionando esses dados publicamente.
Orientamos que nunca postem dados pessoais nas reclamações, mas caso isso ocorra, podemos editar e solicitar a desindexação dos dados.
Fale com a gente AQUI.
Selo verificada
Quero saber o que é o selo Verificada?
O selo “Verificada” foi criado pelo Reclame AQUI a partir das dúvidas dos mais de 100 milhões de consumidores que utilizam o site como um fator decisivo antes da compra para pesquisar:
Será que essa marca existe mesmo?
Será que ela tem CNPJ?
Será que ela tem estrutura, canal e gente para me atender?
Qual será o tamanho desta empresa
Saiba mais sobre o “ Verificada” - verificada.com.br
RA Trustvox
O que é RA Trustvox?
RA Trustvox é uma plataforma feita para consumidores registrarem reviews reais sobre as experiências de compra com as empresas.
Dessa forma, é possível publicar opiniões sobre os produtos e também sobre a loja que fez a venda do produto.
Diferente das publicações do Reclame AQUI, que você já utiliza para solucionar problemas com as empresas, gerando assim suas reputações, a RA Trustvox é um canal focado no registro de experiências de compras.
Como é publicado um review?
Quem teve experiência de compra com uma empresa que está cadastrada na RA Trustvox poderá registrar o review da seguinte forma:
Assim que o cliente recebe o pedido, depois de alguns dias, é enviado um e-mail para ele, pedindo para que faça uma avaliação da experiência de compra;
Depois, com uma inteligência artificial que identifica e separa os reviews ofensivos, a RA Trustvox faz a publicação das opiniões;
Pronto! O review ficará visível dentro da Brand Page da empresa que o cliente avaliou.
Vale lembrar que todos os reviews publicados são 100% auditados pela RA Trustvox, garantindo assim a autenticidade das opiniões.
Como é calculada a nota do review?
Os reviews levam em consideração a opinião dos consumidores e as notas classificadas por estrelas, que são:
5 estrelas = Excelente
4 estrelas = Bom
3 estrelas = Razoável
2 estrelas = Ruim
1 estrela = Muito ruim
Com isso, ao lado de cada estrela, é exibida a quantidade de consumidores que avaliou a empresa com aquela nota.
No final, é feita uma média aritmética para exibir a nota geral dos reviews recebidos pela empresa, que pode ser de 1 a 5 estrelas. :-)
Prêmio ReclameAQUI
Quero saber o que é o Prêmio ReclameAQUI
O Prêmio ReclameAQUI - As Melhores empresas para o consumidor, foi criado com a finalidade de incentivar as empresas a buscarem excelência no Atendimento, realizando esforços para melhorar o relacionamento com o consumidor, por meio do aprimoramento de seus processos, para atingir alto índice de solução de problemas.
Saiba mais sobre o Prêmio - premio.reclameaqui.com.br
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Sep
23
Como o Reclame AQUI ganha dinheiro
por: Afonso Bazolli
em: Call Center
fonte: Reclame Aqui
22 de setembro de 2020 - 17:01
Como-reclame-aqui-ganha-dinheiro-televendas-cobranca-2
“Como o Reclame AQUI ganha dinheiro?” Essa é uma das perguntas que as pessoas que trabalham no Reclame AQUI mais ouvem e hoje vamos esclarecer essa grande questão de uma maneira simples.
Mas primeiro, você sabe como o Reclame AQUI funciona?
O Reclame AQUI é o 5º site mais acessado do Brasil e é uma importante plataforma que ajuda a solucionar conflitos entre consumidores e empresas. Todo o conteúdo colocado pelos consumidores são histórias contadas que podem ser transformadas em cases de sucesso para as empresas que prezam pelo bom atendimento.
Entenda também: Como é definida a reputação das empresas no Reclame Aqui?
Saiba mais: Guia definitivo para melhorar seu atendimento no Reclame AQUI
Ótimo! Mas, afinal, como o Reclame AQUI ganha dinheiro?
O Reclame AQUI não cobra nada para aqueles que querem publicar uma reclamação e para as empresas que respondem os consumidores através da área da empresa. Para entender como as companhias podem responder uma queixa, é só clicar AQUI.
Além da solução de resposta free, o Reclame AQUI possui uma parte destinada exclusivamente as empresas com alguns produtos pagos que podem ajudar no relacionamento com o cliente, análise de desempenho ou tráfego. Conheça cada um deles:
RA Brand Page
A RA Brand Page permite que as empresas personalizem sua página inicial no Reclame AQUI, podendo trazer uma comunicação mais efetiva com os consumidores.
Com esse produto é possível colocar avisos importantes, vídeos institucionais, canais de atendimento, link para o site, CTAs e um FAQ com as principais dúvidas dos consumidores.
Além disso, a empresa também tem acesso aos dados analíticos da página inicial, da página de reclamação e consegue visualizar quais foram as reclamações mais vista e buscadas pelas pessoas. Para saber mais sobre a Brand Page acesse AQUI.
RA HugMe
Quer responder o Reclame AQUI, redes sociais, chat, fale conosco e seus canais de atendimento em um único lugar? O RA HugMe foi criado pensando nisso, para unificar os canais de atendimento das empresas.
Com o RA HugMe, a empresa consegue responder as interações dos consumidores e extrair gráficos e relatórios para uma análise mais profunda sobre seu público.
Caso a empresa já possua um CRM e queira unificar todos os canais, o Reclame AQUI disponibiliza sua API através da RA API.
RA API
Para aquelas empresas que já possuem uma plataforma de atendimento e querem responder o Reclame AQUI direto pelo CRM podem usar a RA API e unificar seus canais de atendimento e relatórios.
A RA API pode trazer mais inteligência de dados para a empresa e trazer informações essenciais para o time de marketing, atendimento, produto, diversas áreas.
RA Verificada
Com apenas alguns cliques a empresa consegue comprar uma auditoria do Reclame AQUI que valida todas as informações da empresa para comprovar para o consumidor que sua empresa existe!
Após a aprovação na auditoria, é disponibilizado um selo de verificação que fica na própria página do Reclame AQUI e no site da empresa. Entenda mais sobre o RA Verificada AQUI.
RA Trusvox
A plataforma de reviews do Reclame AQUI permite que os reviews coletados, além de estar no site da empresa, esteja também dentro do próprio Reclame AQUI, dessa forma, ajuda no processo de confiança e decisão de compra do consumidor.
Cursos e eventos
Por último e não menos importante, o Reclame AQUI promove ao longo do ano diversos cursos e eventos para capacitar as empresas que querem aprender sobre atendimento e tendências do mercado. Você pode acompanhar os cursos por AQUI.
Para entender mais sobre o Reclame AQUI, você pode acessar esse material https://parasuaempresa.reclameaqui.com.br/tbm e esse https://conteudo.reclameaqui.com.br/ebook-ra
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